Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

O BES tem um site. E a expressão banco "mau" não aparece

Luís Máximo dos Santos não gosta da designação banco "mau". E ela não consta do novo site, criado cerca de seis meses depois da resolução. O objectivo é que haja "fácil acesso" à informação sobre "a nova realidade do BES".

Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 09 de Fevereiro de 2015 às 14:08
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

Quem pesquisar www.bes.pt já não vai redireccionado para a página do Novo Banco. A entidade que ficou com os activos e passivos considerados problemáticos do Banco Espírito Santo passou a ter um site.

 

Na mensagem de boas-vindas, Luís Máximo dos Santos explica o porquê da criação desta página: "fornecer informação útil, especialmente aos que mantêm interesses no BES mas também a todos os que, por uma razão ou por outra, querem ter um fácil acesso a informação sobre a nova realidade do BES".

 

Nesta página, não há qualquer utilização da expressão banco "mau" (herdeiro da designação em inglês "bad bank"), com que ficou conhecida esta entidade que, a partir de 3 de Agosto, herdou os activos e passivos que o Banco de Portugal optou por não colocar no Novo Banco, a instituição criada para manter a actividade do BES até à sua venda. São exemplos os 8 milhões de depósitos de família e administradores ligados ao banco.  

 

O banco com activos problemáticos manteve a designação BES, ainda que tenha deixado de poder conceder crédito e receber depósitos. "Apesar da profunda alteração da sua actividade, o BES continua a ser a mesma entidade jurídica, pelo que se entendeu que se deveria incluir também informação relevante sobre a instituição referente ao período anterior a 3 de Agosto de 2014, ou seja, anterior à aplicação da medida de resolução", escreve Luís Máximo dos Santos. 

 

É nesse contexto que aparecem os comunicados de resultados do BES nos últimos anos, tal como a história do banco desde 1869, com a constituição da casa de câmbios. Há também uma secção especial para o "período recente", a partir de 14 de Julho de 2014, dia em que "o Dr. Vítor Bento sucedeu ao Dr. Ricardo Espírito Santo Salgado por cooptação, tendo igualmente sido cooptados o Dr. José Honório e o Dr. João Moreira Rato, substituindo o Dr. José Manuel Espírito Santo e o Dr. Amílcar Morais Pires".


Aliás, esta parece ser a única declaração em que o nome de Salgado, histórico presidente do BES por 22 anos, surge no site do BES.

 

As deliberações do Banco de Portugal e os comunicados da entidade também constam desta página, que tem uma versão em inglês. Para já, ainda faltam informações que só poderão ser reveladas depois de divulgadas ao mercado: o balanço da instituição é o grande exemplo. Na comissão de inquérito, Máximo dos Santos já adiantou que o balanço, que deverá ser apresentado nas próximas semanas, conta com um desequilíbrio "significativo": a situação patrimonial (diferença entre activo e passivo) é "claramente negativa".

 

 

Ver comentários
Saber mais Luís Máximo dos Santos BES Novo Banco Banco Espírito Santo
Outras Notícias