Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Oficial: Mourinho é o treinador do Manchester United

José Mourinho assinou com o Manchester United um contrato válido para as próximas três épocas desportivas. Jorge Mendes esteve nos últimos dias em Inglaterra para ultimar os pormenores do acordo agora anunciado.

A carregar o vídeo ...
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

É oficial: José Mourinho já é treinador do Manchester United, com contrato válido para as próximas três épocas desportivas, anunciou o clube na sua página na Internet.

De acordo com o comunicado do clube inglês, o contrato com Mourinho tem a duração de três anos com mais um de opção, pelo que o treinador português pode ficar em Manchester até 2020.

 

O United lembra que Mourinho está há uma década no topo do futebol europeu, tendo conquistado títulos em quatro ligas diferentes (Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha) e duas Ligas dos Campeões.

 

Na página oficial do clube, o Manchester dedica vários artigos à contratação do "special one", com a publicação de vídeos e uma página especial para os fãs do clube acompanharem todos os eventos em tempo real

 

O Manchester criou também uma hashtag #WelcomeJose para agrupar os conteúdos que estão a ser publicados nas redes sociais.

#WelcomeJose é a hastag criada pelo Manchester para anunciar a contratação de Mourinho
#WelcomeJose é a hastag criada pelo Manchester para anunciar a contratação de Mourinho

"É uma honra especial" 

Ed Woodward, do Manchester, salienta que Mourinho é actualmente o "melhor treinador. Ganhou troféus e inspirou jogadores por toda a Europa e conhece muito bem a Liga Inglesa, onde ganhou três títulos". Acrescenta que teve a oportunidade de dar as boas-vindas ao novo treinador "que tem o historial de sucesso ideal para o clube seguir em frente".

 

No mesmo comunicado Mourinho também apresenta as primeiras declarações enquanto treinador do Manchester. "É uma honra especial" treinar um clube "conhecido e admirado em todo o mundo" e que tem uma "mística e romance que nenhum outro clube consegue igualar".

 

Mourinho confessa que "sempre sentiu afinidade com Old Trafford", palco de "importantes memórias na minha carreira e sempre gostei dos fãs do United. Estou ansioso por ser o seu treinador e assistir ao seu magnífico apoio nos próximos anos".    

  
Mourinho aproveitou o novo clube para colocar o primeiro "post" na rede social Instagram, onde publica a foto do contrato que assinou com o clube inglês.


Manchester United Football Club, Old Trafford, The Theatre Of Dreams

Uma foto publicada por Jose Mourinho (@josemourinho) a



A contratação de José Mourinho pelo Manchester United foi assessorada pela sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva (MLGTS) através da sua equipa de Direito do Desporto

Vítória na primeira época?


O acordo foi alcançado esta quinta-feira, 26 de Maio, e coloca um ponto final à novela das últimas semanas, em que o nome de José Mourinho ia sendo anunciado enquanto provável sucessor do técnico holandês, Louis Van Gaal, que foi demitido esta semana pela direcção do maior clube de Manchester.

 

Depois de ter sido afastado da liderança do Chelsea perto do final de 2015, José Mourinho volta agora ao activo para assumir o leme de uma das principais equipas da Liga Inglesa - é o clube com mais títulos de campeão - e também do futebol europeu. Depois de Benfica, Leiria, Porto, Chelsea (em duas ocasiões), Inter de Milão e Real Madrid, o Manchester United é o sétimo clube a ser orientado por José Mourinho enquanto treinador principal.

 

Trata-se de um importante e difícil desafio para o treinador português. E tal como no Verão de 2013, Mourinho chega a um clube que pretende voltar a ser campeão num ano em que não disputará a Liga dos Campeões, pelo que poderá concentrar atenções no campeonato doméstico. Isto porque o Manchester United não conseguiu vencer nenhum dos três campeonatos disputados desde que Alex Ferguson deu por terminada a sua longa carreira. E apesar de este sábado ter vencido a Taça de Inglaterra, ao derrotar o Crystal Palace já no prolongamento, Van Gaal acabou demitido depois de dois anos em que não conseguiu lutar pelo campeonato e de esta época não ter sequer conseguido garantir a qualificação para a Liga dos Campeões.

 

Resta agora saber se Mourinho conseguirá vencer na primeira época completa à frente de um clube, tal como fez em 2002-2003 com o Porto, em 2004-2005 com o Chelsea e em 2008-2009 com o Inter. Ou se, tal como o próprio assume quando diz que a suas segundas temporadas num clube são sempre melhores, José Mourinho apenas conseguirá ser campeão na segunda época com os "red devils", tal como aconteceu no Real Madrid em 2010-2011 e na segunda passagem por Stamford Bridge.

Mas nesta terceira experiência no campeonato inglês, Mourinho contará com um desafio particularmente especial. É que para adensar a já grande rivalidade entre os clubes de Manchester - United e City - a reedição do duelo entre "Mou" e Pep Guardiola, que também inicia este Verão os comandos dos "citizens", dificilmente deixará alguém indiferente. A rivalidade entre Mourinho e Guardiola terá começado quando, em 2008, o treinador basco foi escolhido para orientar o FC Barcelona, em detrimento do português que acabaria por rumar para o Inter de Milão, clube com o qual eliminou em 2010 o "Barça" de Pep numa meia-final da Liga dos Campeóes épica, prova que os "nerazzurria" acabariam por conquistar.

O duelo entre estes treinadores continuaria depois em Espanha, com Mourinho no Real Madrid e Guardiola no "seu" Barcelona. Em dois anos "juntos" no campeonato espanhol, cada um venceu um campeonato, sem que Mourinho tenha conseguido acabar com a hegemonia "culé" dos últimos anos.  

 

Na primeira vez que chegou a Inglaterra como treinador, Mourinho qualificou-se como o "The Special One", tendo afirmado, na segunda vez que assinou pelo Chelsea, que se considerava o "The Happy One", dado estar a assinar por um clube de que é adepto. Fica agora a dúvida sobre o novo epíteto de Mourinho, ele que enfrentará as reticências de muitos adeptos que ainda verão no treinador português o polémico "Special One" do rival londrino.  

A contratação de Mourinho foi anunciada desta forma no Facebook:



(notícia actualizada às 10:30 mais mais informação)

Ver comentários
Saber mais José Mourinho Manchester United Louis Van Gaal Jorge Mendes
Mais lidas
Outras Notícias