Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Oi, Telefónica e Claro planeiam oferta de 12 mil milhões para comprar a TIM

Não é novo que as operadoras de telecomunicações brasileiras querem acelerar o movimento de consolidação do sector e o negócio da TIM poderá ser chave para esse objectivo.

Bloomberg
Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 10 de Dezembro de 2014 às 21:01
  • Partilhar artigo
  • 8
  • ...

A Oi, a Telefónica e a Claro tencionam avançar com uma oferta para comprar a TIM que avalia a segunda maior operadora brasileira em 15 mil milhões de dólares (12 mil milhões de euros), segundo a agência Bloomberg, citando fonte próxima do processo.

 

A oferta para comprar a TIM, que é controlada em 67% pela Telecom Italia, está a ser concretizada através do BTG Pactual, utilizado como veículo financeiro, de acordo com a mesma fonte.

 

A transacção poderá passar pela compra da posição da TIM pelo BTG Pactual que posteriormente dividirá por três o capital da operadora. As participações poderão ser divididas da seguinte forma: 25% para a Oi e o remanescente dividido pelas outras duas operadoras.

 

A mesma fonte explica que a Telefónica só se irá juntar à oferta após concluir a aquisição da GVT, o operador de televisão por cabo, ou seja, depois de receber a aprovação por parte dos reguladores.

 

Com esta oferta, a Bloomberg refere que as operadoras estão dispostas a pagar 7,5 vezes mais o EBITDA da TIM, ou seja, cerca de 40 mil milhões de reais (em torno de 12 mil milhões de euros).

 

Já a Telecom Italia considera que a TIM possa estar avaliada em 20 mil milhões de euros, ou mais, incluindo a dívida, de acordo com fonte próxima do processo.

 

A Bloomberg tentou contactar as partes, mas nenhuma delas se mostrou disponível para comentar a informação.

 

Enquanto os rumores relativos à consolidação no mercado brasileiro se intensificam, a Oi continuam em negociações com os franceses da Altice para vender a PT Portugal. A operadora já manifestou a sua intenção de utilizar um eventual encaixe com uma venda deste género, para acelerar a consolidação.

 

Ver comentários
Saber mais Telecom Italia TIM GVT PT Portugal
Outras Notícias