Notícia
Olivetti oferece 8,99 mil milhões para adquirir acções da Telecom Itália
A Olivetti irá oferecer 8,99 mil milhões de euros aos accionistas da Telecom Itália, a fim de adquirir 17% das acções da maior operadora de telecomunicações italiana, divulgou a companhia em comunicado.
A Olivetti está a oferecer este montante pelas acções ordinárias e preferenciais da operadora italiana, antes da fusão entre as duas empresas.
No âmbito do acordo, a Olivetti, que controla 55% da operadora, lançará posteriormente uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Telecom Italia.
A Olivetti garantiu um empréstimo de nove mil milhões de euros por forma a adquirir acções próprias e facilitar a operação.
Os accionistas da Telecom Itália, no final de Maio, aprovaram a fusão entre a maior operadora italiana de telecomunicações e a Olivetti, abrindo caminho para que o presidente da companhia italiana possa vender activos e reduzir a dívida.
Esta fusão tem como objectivo de simplificar a estrutura accionista da Telecom Itália que irá vender 4,5 mil milhões de euros em activos. A fusão será realizada através da troca de sete acções da Olivetti por cada acção da Telecom Itália.
Os accionistas da Olivetti também têm a opção de vender as suas acções por cerca de um euro em dinheiro, antes da fusão.
Os accionistas da Olivetti votam hoje o negócio.
A Telecom Itália seguia a subir 1,03%, para os 8,03 euros, enquanto a Olivetti valorizava 0,75% para os 1,081 euros.