Desporto Os clubes que já são campeões na Europa

Os clubes que já são campeões na Europa

A menos de duas semanas de disputarem a final da Liga dos Campeões, Real Madrid e Juventus podem garantir este domingo o título de campeão nacional de Espanha e Itália, respectivamente. Conheça os clubes que já são campeões nos principais campeonatos europeus.
Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Pedro Catarino Spartak Moscovo Reuters Reuters Anderlecht
David Santiago 21 de maio de 2017 às 11:00

Apesar de a maior parte dos principais campeonatos de futebol do Velho Continente terminar apenas este fim-de-semana, já são conhecidos os campeões nacionais em vários países. E este domingo haverá também campeão em Espanha e, possivelmente, em Itália. 

Um ano depois de uma época frustrante, a meio da qual José Mourinho foi demitido dos comandos dos "blues", o Chelsea regressou às vitórias ao conquistar o quinto título da "era Abramavich". O italiano Antonio Conte inovou ao introduzir um sistema de jogo raramente visto por paragens britânicas, apostando num 3-4-2-1 que através de uma sólida defesa e da capacidade para sair em ataques rápidos dominou a mais competitiva liga europeia.


Na Alemanha o Bayern de Munique, ao sagrar-se pentacampeão, elevou para 27 o número total de campeonatos, o que permite aos bávaros cimentar ainda mais a predominância na liga germânica. Ao vencer no ano de estreia, Carlo Ancelotti completou a chamada "manita" ao ter-se sagrado campeão em cada um dos cinco principais campeonatos europeus (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França).

 

Um dos grandes vencedores desta época 2016-2017 foi o Mónaco, treinado por Leonardo Jardim e onde brilharam vários jogadores bem conhecidos dos portugueses. À magia de Bernardo Silva, à inteligência de João Moutinho e à eficácia de Falcão, juntou-se a robustez do médio Bakayoko e a velocidade da promessa Mbappé, permitindo aos monegascos jogar possivelmente o futebol mais ofensivo em toda a Europa.

 

Por cá, o Benfica conseguiu um inédito tetracampeonato, naquele que foi o segundo título conseguido pelo treinador Rui Vitória. Na Rússia o Spartak de Moscovo regressou aos títulos 15 anos depois, enquanto na Grécia o Olympiakos manteve a tradição ao assegurar o sétimo título seguido. O Feyenoord conquistou o título de campeão que lhe escapava desde 1999 e, na Bélgica, o Anderlecht voltou a sagrar-se campeão três anos depois da última vez.

 

Em Espanha Real Madrid e Barcelona entram hoje em campo com possibilidade de chegar ao título, embora os "merengues" partam com claro favoritismo já que à equipa de Cristiano Ronaldo basta um empate nesta última jornada contra o Málaga para voltar a ser campeã cinco anos depois do título conseguido pelo então treinador José Mourinho no célebre campeonato dos 100 pontos.

 

Para alcançar o tricampeonato, o Barcelona precisa não só de vencer o Eibar mas também de esperar que o Real perca em Málaga, o que a acontecer deixaria os dois rivais empatados com 90 pontos, com vantagem para os "culés" devido ao confronto directo.

 

Com o hexacampeonato há muito encaminhado, a Juventus perdeu no último fim-de-semana por três bolas a uma contra a Roma, num jogo disputado na capital italiana. Um resultado que reabriu ténues esperanças à equipa da capital que, a duas jornadas do fim, tem ainda hipóteses matemáticas de chegar ao título de campeã se a Juventus perder nas duas jornadas que restam.

 

Contudo, são hipóteses reduzidas, já que os cinco pontos de vantagem da "Vecchia Signora" mantêm a equipa comandada por Massimiliano Allegri como a clara favorita a vencer o sexto "scudetto" consecutivo. Se a "Juve" vencer este domingo o Crotone, ou no próximo o Bolonha, é campeã.

Na fotogaleria em cima veja os oito clubes que já são campeões das respectivas ligas.




Marketing Automation certified by E-GOI