Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento quer cancelar prospeção de gás e petróleo em Alcobaça e Pombal

A Assembleia da República recomendou ao Governo o cancelamento dos contratos de prospeção de hidrocarbonetos com os australianos Australis na Bacia Lusitânia, em Alcobaça e Pombal.

Todos os partidos, com excepção do PSD, defenderam a aprovação de uma nova lei para a publicação da lista. O Bloco diz que não é necessária uma nova lei.
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 08 de Janeiro de 2019 às 10:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

O Parlamento quer que o Governo "empreenda todos os esforços no sentido de cancelar os contratos de sondagem de pesquisa de hidrocarbonetos na Bacia Lusitânica, em Alcobaça e Pombal, com a empresa australiana Australis, Oil & Gas". A resolução, aprovada em sessão plenária do final do ano passado, foi publicada esta terça-feira, 8 de janeiro, em Diário da República.

Caso o Governo siga a recomendação da Assembleia da República, aprovada apesar dos votos contra das bancadas do PS e CDS, o furo de gás em Aljubarrota previsto para este ano pela empresa australiana de petróleo e gás poderá não avançar.

O contrato com a Australis foi assinado em 2012 pelo então ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira. E o plano de trabalhos que a empresa enviou na altura à Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) previa arrancar em 2019 com a perfuração do subsolo da freguesia de Aljubarrota – com uma profundidade de 3.200 metros - para tentar descobrir gás natural em volumes relevantes em termos comerciais.

A recomendação assinada por Ferro Rodrigues, presidente da AR, foi aprovada apesar do projeto de lei do PAN pelo fim das concessões para exploração de hidrocarbonetos em todo o território e ao largo da costa ter sido chumbado com votos contra de PSD, PS, CDS-PP, PCP.

Igualmente rejeitado foi o projeto de resolução do Bloco de Esquerda para a suspensão imediata de concessões, explorações e extrações de petróleo e gás na região centro, com votos contra de PS, CDS-PP e PCP, a abstenção do PSD e votos a favor dos outros partidos e de Paulo Trigo Pereira.

Ver comentários
Saber mais Parlamento Assembleia da República Alcobaça Pombal Australis gás energia
Outras Notícias