Empresas Parpública regressa aos lucros no primeiro semestre

Parpública regressa aos lucros no primeiro semestre

A Parpública terminou o primeiro semestre do ano com lucros de 32 milhões de euros, num período em que a TAP deixou de contar para estes resultados.
Parpública regressa aos lucros no primeiro semestre
Correio da Manhã
Sara Antunes 31 de agosto de 2016 às 15:39
A Parpública fechou o primeiro semestre do ano com um lucro de 31,9 milhões de euros, revelou a empresa pública em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Os resultados apresentados esta quarta-feira, 31 de Agosto, comparam com um prejuízo de 44,8 milhões de euros registados em igual período do ano passado. 

A grande diferença destes resultados reside na saída do Grupo TAP da Parpública. Se não fosse esta saída, os resultados da Parpública teriam tido um desfecho diferente, já que, como salienta a empresa, o grupo de aviação "havia registado no primeiro semestre de 2015 um prejuízo superior a 140 milhões de euros".

Os resultados do primeiro semestre reflectem sobretudo o segmento das águas.

Segundo a informação disponibilizada pela Parpública, todas as unidades que contribuem com resultados para o grupo Parpública apresentaram lucros no período em análise.

 

As receitas da Parpública registaram uma quebra significativa, devido essencialmente, segundo a empresa, à saída da TAP dos resultados. Assim, o volume de negócios da Parpública caiu de 1,8 mil milhões de euros para 494 milhões de euros. Já os rendimentos e ganhos operacionais 577,97 milhões de euros, uma quebra de 71%.

 

Já o EBITDA – resultados antes de impostos, juros, apreciações e depreciações – caiu 10,5% para 286,26 milhões de euros.

 

Os resultados operacionais cresceram 6,1% para 202,86 milhões de euros.

 

"Apesar da muito expressiva redução do volume de negócios do Grupo, e em menor dimensão do EBITDA consolidado, no final do primeiro semestre de 2016 o resultado operacional é superior ao do período homólogo, o que evidencia os desequilíbrios do desempenho económico do Grupo TAP que vinham sendo incorporados nas contas do Grupo Parpública", salienta a empresa no comunicado. "Mas esta melhoria reflecte também um melhor desempenho da holding, ao passo que as participadas que prosseguem as actividades operativas do Grupo, no seu conjunto, apresentam um resultado operacional em linha, embora ligeiramente inferior, ao do semestre homólogo", acrescenta a empresa em comunicado. 


(Notícia actualizadas às 16:08 com mais informação)



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI