Agricultura e Pescas Passos diz que floresta pode “perder-se” porque o Estado não tem responsabilidade

Passos diz que floresta pode “perder-se” porque o Estado não tem responsabilidade

O Estado não tem muito território florestal, pelo que “tem tido dificuldade em substituir-se aos privados em fazer essa limpeza”. Os privados é que têm de assumir as suas responsabilidades. Sob pena de se perder a floresta.
Passos diz que floresta pode “perder-se” porque o Estado não tem responsabilidade
Thomas Peter/Reuters
Diogo Cavaleiro 09 de outubro de 2013 às 22:04

O primeiro-ministro português remeteu para os privados a responsabilidade pela limpeza das florestas em Portugal, de modo a impedir os incêndios florestais que se repetem quase todos os Verões.

 

Para Pedro Passos Coelho, há um nível de responsabilidade que os privados têm de assumir. “O Estado detém a propriedade de muito pouco espaço florestal. É uma obrigação dos privados manter a floresta bem ordenada e limpa”, assegurou o líder do Executivo.

 

“O Estado tem tido dificuldades em substituir-se aos privados em fazer essa limpeza”, continuou Passos Coelho, em resposta a uma pergunta na entrevista feita por cidadãos esta quarta-feira, na RTP 1.

 

Há, para o governante, uma responsabilidade que tem de ser assumida pelos privados “sob pena de um grande património que temos – o espaço florestal – acabe por perder-se porque não há condições de preservar-se”.

 

“A prevenção deve ser feita ao longo do ano, a limpeza de todos os espaços, não é cumprida devidamente”, acusou o primeiro-ministro, quando questionado por uma cidadã se o fim dos governos civis não contribuiu para o aumento dos incêndios florestais em território nacional. “Não houve mais incêndios nem área ardida pelo facto de não haver um governo civil”, garantiu. 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI