Notícia
Paulo Mota Pinto ficará também com a presidência do conselho estratégico do BES
Ricardo Salgado já não vai liderar o conselho estratégico, ao contrário do proposto inicialmente. Paulo Mota Pinto vai acumular a presidência do conselho de administração com a do conselho estratégico. José Manuel Espírito Santo e Patrick Monteiro de Barros já não constam na composição deste comité.
- 23
- ...
O Banco Espírito Santo (BES) já emitiu a convocatória para a assembleia-geral de accionistas que vai decorrer no próximo dia 31 de Julho. E as propostas que serão apresentadas aos accionistas sofreram algumas alterações face à convocatória inicial.
Inicialmente Ricardo Salgado surgia como o proposto para presidente do conselho estratégico, um comité que terá como missão assistir o conselho de administração na definição da estratégia societária, através da emissão de pareceres não vinculativos. Mas a convocatória publicada esta quarta-feira, 9 de Julho, revela outra composição.
Assim, Paulo Mota Pinto deverá assumir não só o cargo de "chairman" como também a presidência do conselho estratégico.
Outras mudanças passam pela ausência de José Manuel Espírito Santo, actual presidente do Banque Privée Espírito Santo, e de Patrick Monteiro de Barros, um aliado histórico da família, que renunciou à administração do Espírito Santo Financial Group esta terça-feira, 8 de Julho.
Estes dois nomes, bem como a de Ricardo Salgado para presidente do conselho estratégico, constavam da proposta para a assembleia-geral que foi publicada a 20 de Junho.
Apesar de Ricardo Salgado não ficar à frente deste órgão, fará parte do comité. Deste conselho farão também parte José Maria Ricciardi, Ricardo Abecassis Espírito Santo Silva e Pedro Mosqueira do Amaral.
Os accionistas do BES vão reunir-se no próximo dia 31 de Julho para deliberar as várias alterações que estão a ser introduzidas na gestão do banco.
Além da composição do conselho estratégico, os accionistas vão também deliberar sobre a cooptação de Vítor Bento para presidente executivo, bem como a de Moreira Rato, que será o novo administrador financeiro da instituição. Os accionistas vão também dar o seu parecer à escolha de Paulo Mota Pinto para a presidência do conselho de administração do banco.