Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Paulo Mota Pinto ficará também com a presidência do conselho estratégico do BES

Ricardo Salgado já não vai liderar o conselho estratégico, ao contrário do proposto inicialmente. Paulo Mota Pinto vai acumular a presidência do conselho de administração com a do conselho estratégico. José Manuel Espírito Santo e Patrick Monteiro de Barros já não constam na composição deste comité.

Jorge Paula/Correio da Manhã

O Banco Espírito Santo (BES) já emitiu a convocatória para a assembleia-geral de accionistas que vai decorrer no próximo dia 31 de Julho. E as propostas que serão apresentadas aos accionistas sofreram algumas alterações face à convocatória inicial.

 

Inicialmente Ricardo Salgado surgia como o proposto para presidente do conselho estratégico, um comité que terá como missão assistir o conselho de administração na definição da estratégia societária, através da emissão de pareceres não vinculativos. Mas a convocatória publicada esta quarta-feira, 9 de Julho, revela outra composição.

 

Assim, Paulo Mota Pinto deverá assumir não só o cargo de "chairman" como também a presidência do conselho estratégico.

 

Outras mudanças passam pela ausência de José Manuel Espírito Santo, actual presidente do Banque Privée Espírito Santo, e de Patrick Monteiro de Barros, um aliado histórico da família, que renunciou à administração do Espírito Santo Financial Group esta terça-feira, 8 de Julho.

 

Estes dois nomes, bem como a de Ricardo Salgado para presidente do conselho estratégico, constavam da proposta para a assembleia-geral que foi publicada a 20 de Junho.

 

Apesar de Ricardo Salgado não ficar à frente deste órgão, fará parte do comité. Deste conselho farão também parte José Maria Ricciardi, Ricardo Abecassis Espírito Santo Silva e Pedro Mosqueira do Amaral.

 

Os accionistas do BES vão reunir-se no próximo dia 31 de Julho para deliberar as várias alterações que estão a ser introduzidas na gestão do banco.

 

Além da composição do conselho estratégico, os accionistas vão também deliberar sobre a cooptação de Vítor Bento para presidente executivo, bem como a de Moreira Rato, que será o novo administrador financeiro da instituição. Os accionistas vão também dar o seu parecer à escolha de Paulo Mota Pinto para a presidência do conselho de administração do banco.

Ver comentários
Saber mais Banco Espírito Santo BES Ricardo Salgado Paulo Mota Pinto José Manuel Espírito Santo Privée Espírito Santo Patrick Monteiro de Barros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio