Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pires de Lima e Pilar del Rio na administração da dona da TVI

O ex-ministro da Economia de Passos Coelho deverá assumir o cargo de administrador independente da empresa a 7 de Abril, dia em que se realiza a assembleia-geral da Media Capital. A viúva de Saramago também será administradora.

António Pires de Lima é o 39.º Mais Poderoso 2015
Entrou na lista dos Mais Poderosos em 2013 porque tinha assumido a pasta do Ministério da Economia. Desde então, tem descido. Entrou como 26.º. Este ano é o 39.º. Está a chegar ao fim do mandato. E, apesar das privatizações que conseguiu realizar, que, na maior parte, se associam mais ao seu secretário de Estado, Sérgio Monteiro, pouco visível tem sido o seu trabalho na tutela. E perdeu algumas batalhas como o IVA da restauração. E viu a reforma IRC ser renegada pelo PS.
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 18 de Março de 2016 às 15:55
  • Partilhar artigo
  • 10
  • ...

A Vertix SGPS, accionista da Media Capital propôs os nomes do antigo ministro da Economia, António Pires de Lima, e da viúva de José Saramago, Pilar del Rio, para integrarem como administradores independentes o conselho de administração daquela empresa para o mandato 2016/2019.


Na proposta enviada à assembleia-geral do grupo – e esta sexta-feira, 18 de Março, tornada pública no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – são indicados os nomes de António de Magalhães Pires de Lima e de Maria del Pilar del Rio Sanches Saramago como vogais não-executivos do conselho presidido por Miguel Paes do Amaral.

Pires de Lima, que desde 1986 desempenha funções na gestão de empresas - incluindo na Unicer e Compal - é ainda indicado para presidir à comissão de auditoria da Media Capital.

Rosa Cullell continua a ser a única administradora executiva do grupo. Manuel Polanco e José Luís Sáinz mantêm-se como vogais não executivos e, além de Pires de Lima e da jornalista e tradutora Pilar del Rio, também Agnés Noguera Borel, administradora da Adolfo Domínguez, se estreia nos órgãos sociais.

"A integração dos nomes de António Pires de Lima, ex-Ministro da Economia, com vasta experiência profissional na área da gestão, e de Pilar del Rio reconhecida personalidade ligada à cultura e defesa da língua portuguesa, vem valorizar e enriquecer as competências deste Conselho", refere um comunicado da Media Capital a que o Negócios teve acesso.


Nuno Salvador Pinheiro será o presidente da assembleia-geral e o presidente da Prisa desde 2007, Ignacio Polanco Moreno, liderará a comissão de nomeação e remuneração dos órgãos sociais.

A assembleia geral da Média Capital – detida a 94,69% pela Vertix SGPS, grupo Prisa - está marcada para o próximo dia 7 de Abril, às 12:00. 

(notícia actualizada às 18:33 com referência a um comunicado enviado pela Media Capital)

Ver comentários
Saber mais Vertix SGPS Pilar Miguel Paes do Amaral Media Capital economia negócios e finanças economia (geral) Média Capital
Outras Notícias