Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Plataforma luso-britânica para investimento em "startups" angaria 3 milhões de euros de financiamento

A plataforma luso-britânica de 'equity crowdfunding' Seedrs anunciou hoje ter angariado mais de três milhões de euros de financiamento junto de 900 investidores, tendo a Faber Ventures passado a ser sua accionista de referência.

Lusa 18 de Fevereiro de 2014 às 15:05
  • Partilhar artigo
  • ...

Segundo a Seedrs - plataforma 'online' criada por um jovem português para investimento em ações de 'startups' - esta foi a "maior ronda de financiamento alguma vez angariada numa plataforma deste tipo", tendo terminado com a portuguesa Faber Ventures a assumir-se como o seu "maior acionista institucional europeu".

 

Centrada "na criação e no investimento em novos e inovadores negócios de base digital, a Faber Ventures encontrou na Seedrs uma oportunidade de investir numa inovadora ideia que já se tornou numa das referências mundiais de financiamento de empresas, por via de capital", lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

 

"Apostamos em projetos com forte âmbito e alcance internacionais e a Seedrs representa, por um lado, uma oportunidade do ponto de vista de investimento financeiro numa empresa de elevado potencial e, por outro, um ativo com elevado valor estratégico tendo em conta as sinergias com o nosso negócio", afirma o 'managing director' da Faber, Alexandre Barbosa.

Já o cofundador e diretor operacional da Seedrs, Carlos Silva, afirma que a aposta da Faber na empresa "ultrapassou todas as expectativas".

 

"Para além do valor do financiamento ter sido o triplo do que estávamos à espera, observamos uma validação inequívoca deste modelo de financiamento. O capital adicional que conseguimos angariar permite-nos crescer mais rapidamente e dá-nos uma margem significativa para nos focarmos a 100% no desenvolvimento e na expansão do negócio em toda a Europa", sustentou.

A operar a nível europeu desde há três meses, a Seedrs tinha estabelecido como meta um financiamento de 750.000 libras (cerca de 900 mil euros) em troca de 12,66% do capital social da empresa.

 

A elevada procura registada garantiu, contudo, um investimento de mais de três milhões de euros, representativo de cerca de 30% da empresa e assegurado por mais de 900 investidores.

O 'equity crowdfunding' é um modelo que permite o investimento no financiamento de 'startups' a troco da participação na respetiva estrutura acionista e através da agregação de centenas de pequenos investidores.

 

Segundo a Seedrs, este modelo "tem tido um impacto e um crescimento exponencial, podendo vir a valer mais de 300 mil milhões de dólares (cerca de 220 mil milhões de euros)".

 

Reclamando o estatuto de "primeira plataforma de 'equity crowdfunding' a nível mundial a operar de uma forma regulada, autorizada pela Financial Conduct Authority" (regulador do mercado financeiro no Reino Unido), a Seedrs conta atualmente com mais de 31 mil utilizadores que investiram cerca de 7,3 milhões de euros em mais de 60 'startups'.

 

Depois de ter estado durante os primeiros 16 meses de atividade apenas aberta a residentes do Reino Unido, a plataforma encontra-se, desde dezembro, aberta a toda a Europa, com crescimentos de mais de 80% por trimestre.

 

Fundada pelo português Carlos Silva e pelo britânico Jeff Lynn, conta com 19 colaboradores, 10 dos quais em Lisboa e as restantes em Londres.

 

Ver comentários
Saber mais equity crowdfunding Seedrs Faber Ventures
Outras Notícias