Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Polaca PGE protagoniza maior IPO do ano na Europa

A PGE, a maior empresa energética polaca, poderá aumentar capital em seis mil milhões de zlotys (1,5 mil milhões de euros), mais 20% do que inicialmente planeado, naquele que será o maior IPO do ano no continente europeu.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 21 de Outubro de 2009 às 10:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A PGE, a maior empresa energética polaca, poderá aumentar capital em seis mil milhões de zlotys (1,5 mil milhões de euros), mais 20% do que inicialmente planeado, naquele que será o maior IPO (Oferta Pública Inicial) do ano no continente europeu, de acordo com uma estimativa de gestores de fundos.

A média de 13 estimativas realizadas junto de gestores de fundos pela agência Bloomberg aponta para que as acções da empresa sejam vendidas na parte superior do intervalo da oferta, ou seja, 23 zloty por acção.

A PGE adiantou no passado dia 12 de Outubro que esperava conseguir cinco mil milhões de zloty com a operação, o que colocava cada título avaliado em 19,3 zloty.

A Polónia está a acelerar a venda de activos controlados pelo Estado para aumentar capital em 36,7 mil milhões de zloty até 2010, com o objectivo de financiar o abrangente orçamento do país. O governo pretende vender mais 10% do capital da empresa no próximo ano.

A PGE, controlada pelo estado polaco para desenvolver a primeira fábrica nuclear, pretende financiar aquisições e mudar a capacidade de geração. As estimativas da PGE prevêem que a empresa gaste 38,9 mil milhões de zloty com a sua expansão até 2012.

A empresa polaca, que vai dispersar em bolsa 15% do capital, deverá anunciar o preço do IPO a 27 de Outubro.

A operação será a maior realizada no país desde a dispersão em bolsa do PKO Bank Polski, o maior banco da Polónia, em 2004.

Ver comentários
Outras Notícias