Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portas só fala de encontro com Salgado na comissão de inquérito

Fonte próxima do vice-primeiro-ministro lembra que a audição a Paulo Portas já estava marcada e remete para aí esclarecimentos sobre a reunião com o banqueiro.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 29 de Janeiro de 2015 às 20:38
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...

Paulo Portas só quer responder sobre o encontro que teve com Ricardo Salgado quando for chamado à comissão de inquérito à gestão do BES e do GES, disse ao Negócios fonte próxima do vice-primeiro-ministro.

 

A mesma fonte referiu que, desde o arranque dos trabalhos da comissão, está prevista a audição de Paulo Portas. O vice-primeiro-ministro é uma das mais de 100 personalidades convocadas logo no início do inquérito parlamentar. Essa ideia foi, também, deixada por Cecília Meireles, deputada centrista na comissão: a audição está prevista há muito tempo, pelo que, se havia urgência em ouvir o segundo nome do Governo, a mesma já poderia ter sido marcada.

 

A oposição pediu esta quinta-feira, 29 de Janeiro, a audição "urgente" do vice-primeiro-ministro depois de, em carta enviada à comissão de inquérito, Ricardo Salgado ter revelado a existência de um encontro com Paulo Portas para falar sobre o banco e o grupo. Na audição de 9 de Dezembro, Salgado não falou sobre esta reunião. E o número dois do Governo também não veio a público esclarecer que teve uma conversa com o ex-banqueiro. A isso, a mesma fonte próxima de Portas não reagiu. A resposta será dada na audição de Portas, que a oposição pede que seja marcada com "urgência".

 

Sabe-se que Ricardo Salgado teve encontros com vários titulares de órgãos públicos para pedir apoio financeiro estatal para o GES, dando o argumento de que haveria um risco sistémico com a falência do ramo não financeira do universo Espírito Santo. O Governo recusou-se a fazê-lo, conforme já foi dito pela ministra das Finanças no Parlamento.   

Ver comentários
Saber mais Paulo Portas Ricardo Salgado BES
Outras Notícias