Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portucel analisa construção de fábrica no Uruguai

A Portucel está estudar um investimento de mil milhões de euros na construção de uma fábrica de celulose e de papel no Uruguai, que a tornará na quarta maior empresa internacional do sector florestal naquele país.

Negócios com Lusa 28 de Novembro de 2007 às 14:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Portucel está estudar um investimento de mil milhões de euros na construção de uma fábrica de celulose e de papel no Uruguai, que a tornará na quarta maior empresa internacional do sector florestal naquele país.

Em declarações à Lusa, fonte da Embaixada do Uruguai em Portugal disse que a decisão sobre a localização da fábrica no Uruguai ou noutro país cabe à Portucel e deverá ser tomada até finais de Dezembro, mas sublinhou que as negociações com a papeleira "estão bem encaminhadas".

"Caso avance o projecto, a Portucel vai tornar-se na quarta maior empresa internacional do sector florestal no Uruguai, depois da finlandesa Botnia, da espanhola Ence e da finlandesa e sueca Stora Enso", explicou a mesma fonte.

O investimento, acrescentou, terá três fases: a 1ª é a criação de uma base florestal, com plantação de eucaliptos para produção de matéria-prima, a 2ª é a instalação de uma fábrica de celulose e outra para a geração de energia, e a 3ª é a construção da fábrica de papel.

A avançar, a nova fábrica de celulose e de papel deverá situar-se no sudeste do Uruguai, junto à fronteira com o Brasil e perto do Oceano Atlântico.

Contactada pela Lusa, fonte da Portucel confirmou que "a empresa tem mantido conversações muito cordiais e construtivas [com o Governo do Uruguai] tendo em vista a análise de oportunidades de desenvolvimento do seu negócio naquele país".

A mesma fonte contou que têm decorrido encontros "ao mais alto nível" entre representantes do Governo uruguaio e do Grupo Portucel para "apreciar e discutir as questões que têm sido identificadas pelas várias missões técnicas que recentemente o Grupo Portucel tem vindo a realizar no Uruguai".

"Este processo insere-se no plano de desenvolvimento estratégico traçado pelo Grupo relativamente à análise de oportunidades de internacionalização da sua base produtiva e da exploração de novos mercados para os produtos de elevada qualidade fabricados pelo Grupo - pasta branqueada de eucalipto e papéis finos não revestidos", salientou.

O investimento no Uruguai, acrescentou, é uma das oportunidades de desenvolvimento que se encontra em análise.

Entretanto, está a ser produzido um relatório com os resultados das três missões técnicas que a Portucel enviou ao Uruguai e que servirá de base para que o conselho de administração da Portucel, presidido por Pedro Queiroz Pereira, tome uma decisão.

Ver comentários
Outras Notícias