Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portucel Soporcel reforça combate às causas dos incêndios

O grupo Portucel Soporcel reforçou o investimento na prevenção, detecção e apoio ao combate aos incêndios florestais, no quadro da certificação florestal recentemente obtida.

Negócios negocios@negocios.pt 04 de Agosto de 2008 às 15:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O grupo Portucel Soporcel reforçou o investimento na prevenção, detecção e apoio ao combate aos incêndios florestais, no quadro da certificação florestal recentemente obtida.

Além da manutenção das áreas florestais e da respectiva rearborização numa óptica de gestão florestal sustentável, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, o grupo apostou na prevenção e na pre-supressão em 2008.

Assim, a Portucel Soporcel vai reforçar a assessoria técnica às comissões municipais de defesa da floresta contra incêndios em mais de 20 municípios onde a área florestal que gere tem significado social, ambiental e económico, além de participar na sensibilização de públicos relevantes, no sentido de reduzir comportamentos negligentes do uso do fogo. Neste caso, destaca-se a distribuição de folhetos junto de operadores florestais e transportadores de madeira em locais de risco, refere a empresa em comunicado.

O grupo anunciou que vai igualmente fazer um investimento significativo em operações de tratamento de combustíveis em cerca de 10.000ha e conservação de 5.000 Km de caminhos e aceiros. Além disso, vai apostar no reforço das acções de vigilância e na formação dos seus elementos, especialmente ao nível da segurança, liderança, comportamento do incêndio, comunicações e técnicas de utilização de ferramentas manuais, bem como no uso eficiente da água.

Apesar de a sua estratégia se focalizar na prevenção, o grupo mantém o nível de esforço do dispositivo de combate, com o qual, e de forma complementar através da Afocelca, integra o dispositivo nacional de defesa da floresta contra incêndios, salienta o comunicado.

A campanha de 2008 conta novamente com a participação de sapadores florestais chilenos que integram as brigadas heli-transportadas em conjunto com sapadores portugueses. Todo o dispositivo estará operacional até final de Setembro.

O grupo Portucel Soporcel assinou recentemente um protocolo de cooperação com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do qual integra de novo o Movimento ECO – empresas contra os fogos, um movimento da sociedade civil lançado em 2007 que corporiza a parceria entre empresas/marcas, o Ministério da Administração Interna e o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas. Esta iniciativa tem como principal objectivo promover a disseminação de mensagens e comportamentos na área da prevenção e do combate aos incêndios florestais.

O grupo gere cerca de 120 mil hectares, dos quais 74% são ocupados por eucaliptos.

Ver comentários
Outras Notícias