Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal apoia reeleição do presidente da AIE

Portugal foi o primeiro país europeu a manifestar o apoio ao responsável japonês que lidera a Agência Internacional de Energia.

Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 18 de Janeiro de 2011 às 10:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
O primeiro-ministro José Sócrates assegurou ao presidente da Agência Internacional de Energia (AIE), Nobuo Tanaka, que Portugal apoiará a sua reeleição na AIE em Março, tornando-se o primeiro país europeu a manifestar o apoio ao responsável japonês.

O apoio português foi revelado pelo próprio Nobuo Tanaka, que teve esta manhã na World Future Energy Summit, em Abu Dhabi, uma reunião com o secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho.

Após a reunião, Carlos Zorrinho indicou aos jornalistas que Portugal poderá futuramente retirar alguns dividendos desta sua aposta, já que optou pela continuidade do actual presidente, quando já há outros dois candidatos europeus interessados no cargo.

O presidente da AIE explicou também que o seu encontro com Zorrinho visou agradecer o apoio demonstrado por José Sócrates e elogiar a política portuguesa de aposta nas energias renováveis.

“Manter esta tendência na actual conjuntura económica é muito importante”, sublinhou Tanaka, lembrando que “a crise financeira criou condições mais difíceis para os investidores, mas mesmo assim o investimento nas renováveis aumentou”.

Afirmando-se “cautelosamente optimista”, com a continuação dos investimentos nas energias limpas, Tanaka considera que mesmo os países com situações orçamentais complicadas não deixarão de continuar a apostar nas renováveis e na eficiência energética.

* O jornalista viajou a Abu Dhabi a convite da Adene – Agência de Energia.

Ver comentários
Saber mais Agência Internacional de Energia Nobuo Tanaka
Outras Notícias