Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal e Espanha querem manter coordenação nas Redes Transeuropeias de Transportes

Os dois governos consideram um objectivo estratégico prioritário o desenvolvimento do transportes ferroviário de mercadorias em bitola europeia, refere a declaração conjunta, divulgada no final da reunião entre o ministro da Economia português e o ministro do Fomento espanhol.

Maria João Babo mbabo@negocios.pt 17 de Agosto de 2011 às 14:38
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...
Álvaro Santos Pereira e José Blanco reafirmaram hoje, na reunião que mantiveram em Madrid relativamente aos projectos comuns nas áreas de infra-estruturas e transportes, “a sua vontade de manter a máxima coordenação em relação à próxima definição das Redes Transeuropeias de Transporte”, refere a declaração conjunta, divulgada no final da reunião pelo Ministério do Fomento espanhol.

Nesta é ainda referido que os governos de Espanha e Portugal reafirmam a sua vontade de fortalecer as relações económicas e comerciais entre ambos os países e que para isso “ambos consideram um objectivo estratégico prioritário o desenvolvimento do transportes ferroviário de mercadorias em bitola europeia, que permita dar maior competitividade às exportações dos dois países para o resto da Europa, incentivando ao mesmo tempo a ligação aos portos e plataformas logísticas portuguesas e espanholas”.

Para esse fim, diz ainda a declaração conjunta, os dois ministros decidiram convocar uma reunião em Lisboa durante o mês de Setembro e impulsionar os trabalhos no grupo de trabalho existente.

Em relação à linha de alta velocidade Madrid-Lisboa, o Governo português manifestou a sua intenção de se pronunciar sobre este projecto em finais de Setembro, assim que tiver reavaliado a viabilidade económico-financeira.

Ver comentários
Saber mais TGV Espanha Jose Blanco Portugal
Outras Notícias