Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal e Moçambique assinam acordo sobre Cahora Bassa

Os governos de Lisboa e de Maputo já chegaram a acordo sobre a transferência de capital na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB).

Lusa | Celso Filipe cfilipe@negocios.pt 09 de Abril de 2012 às 16:31
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
Pedro Passos Coelho e Armando Guebuza, presidente de Moçambique, já assinaram em Maputo o documento que oficializa a venda de 7,5% de Cahora Bassa. O documento define ainda a transferência para o Estado moçambicano dos 7,5% remanescentes que Portugal ainda ficará a deter na HCB no prazo máximo de dois anos.

"Foi possível, depois de bastante tempo, chegar a um entendimento quanto à alienação dos 15% que Portugal ainda detinha sobre a HCB", disse Pedro Passos Coelhos aos jornalistas, na capital moçambicana.

Detalhando a operação, Pedro Passos Coelho disse que vai ser concretizada a transferência, "directamente, já, de 7,5% para uma empresa moçambicana e outros 7,5%" para a REN "que irá converter essa participação, num futuro de muito curto prazo, numa empresa congénere que vai ser agora constituída".

Essa empresa, acrescentou, "tem justamente por missão estruturar todas as ligações eléctricas, em particular um projecto muito importante conhecido em Moçambique como 'espinha dorsal' e no qual a REN será também participante.

Ver comentários
Saber mais Hidroeléctrica de Cahora Bassa HCB
Outras Notícias