Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é o 17.º país com maior impacto na inovação global

Portugal é o 17.º do mundo país que mais influencia a inovação a nível global, numa lista liderada pela Finlândia, Suécia e Reino Unido. A conclusão é de um estudo da Fundação para a Informação, Tecnologia e Inovação.

Bloomberg
André Vinagre andrevinagre@negocios.pt 26 de Janeiro de 2016 às 17:17
  • Partilhar artigo
  • ...

O grupo de reflexão norte-americano ITIF (Information Technology and Innovation Foundation) apresentou esta terça-feira, 26 de Janeiro, um estudo que mostra que Portugal é o 17.º país que mais impacto tem na inovação a nível global.

 

No topo da lista estão a Finlândia, Suécia e o Reino Unido, segundo o estudo. Em sentido contrário, as últimas posições pertencem à Índia, Indonésia e Argentina, respectivamente, sendo estes os países que mais prejudicam a inovação a nível global.

 

O ITIF compilou este índice tendo por base as políticas internas de cada país e o impacto que têm na inovação global. O estudo analisou 56 países e avaliou se as políticas económicas e comerciais de cada um ajuda ou prejudica a inovação a nível global.

 

Esta investigação indica que Portugal é o 21.º país que mais contribui para a inovação a nível global e o 12.º que menos prejudica, ficando, como resultado, no 17.º posto, entre países como a Estónia e a Eslovénia. Portugal surge mesmo à frente de países como a Suíça (20.º lugar), a Coreia do Sul (21.º) e a Austrália (22.º).

 

O co-autor do estudo e vice-presidente da unidade de inovação global da ITIF, Stephen Ezell, refere no estudo que "a robustez da inovação é essencial ao crescimento económico e ao progresso".

 

"Enquanto os países lutam cada vez mais pela liderança na inovação económica, podem implementar medidas que beneficiam apenas eles próprios e prejudicam a produção de inovação no resto do mundo, ou podem implementar medidas que aumentem a sua própria inovação enquanto geram repercussões positivas para a economia global. Para que a inovação floresça por todo o mundo, é necessário um sistema que utilize a segunda hipótese", explicou Stephen Ezell.

 

Já este mês, Portugal foi eleito como o 29.º país mais inovador do mundo, de acordo com a lista compilada pela Bloomberg.

Ver comentários
Saber mais inovação Portugal ITIF
Outras Notícias