Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é o segundo país europeu onde as vendas de carros mais caíram em 2012

Em 2012 só a Grécia esteve pior que Portugal nas vendas de automóveis, segundo os dados da associação ACEA, que revelam que a Alemanha continua a ser o maior mercado europeu, tendo a germânica Volkswagen reforçado a sua posição de liderança.

Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 16 de Janeiro de 2013 às 10:06
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Com uma queda de 37,9% das vendas de automóveis em 2012, Portugal terminou o ano com o segundo pior desempenho da União Europeia, apenas atrás dos 40,1% de quebra registados nas vendas de veículos na Grécia, revelam os dados da ACEA, associação que representa a indústria automóvel europeia.

 

Globalmente, as vendas de carros na União Europeia (UE) sofreram um recuo de 8,2% no ano passado, para 12,05 milhões de veículos. Além de Grécia e Portugal, os piores desempenhos ocorreram no Chipre (diminuição de 24,6%), Itália (menos 19,9%) e Roménia (queda de 18,7%).

 

Tendência contrária foi apresentada por países como a Estónia e a Hungria, com crescimentos nas vendas de 12,5% e 17,6%, respectivamente.

 

Também o Reino Unido conseguiu um aumento do comércio de automóveis. Embora menor (da ordem dos 5,3%), o crescimento britânico teve maior impacto a nível europeu, conseguindo mesmo colocar o Reino Unido como segundo maior mercado da UE, por troca com a França, que caiu para a terceira posição.

 

O maior mercado de automóveis da Europa continuou a ser a Alemanha (mais de 3 milhões de veículos vendidos), apesar de uma queda de 2,9% face a 2011.

 

Por fabricantes, a liderança continua a ser germânica. O grupo Volkswagen reforçou mesmo a sua quota, de 23% para 24,7%, ao passo que o grupo francês PSA (Peugeot Citroën) viu o seu peso na indústria europeia recuar de 12,5% para 11,9%, mantendo, ainda assim, a segunda posição.

 

A também francesa Renault conservou a terceira posição, mas a sua quota de mercado também desceu, de 9,7% em 2011 para 8,5% em 2012, segundo a ACEA. Quem também perdeu quota de mercado foram a General Motors, Ford e Fiat.

 

Os grupos BMW, Daimler, Toyota, Nissan, Hyundai e Kia conseguiram, pelo contrário, melhorar as suas posições no mercado automóvel europeu.

 

A queda das vendas na Europa em Dezembro (16%) foi a maior em dois anos.

Ver comentários
Saber mais automóveis vendas União Europeia
Outras Notícias