Notícia
Portugal entre os países europeus com mais empresas inovadoras
Relatório do Eurostat coloca Portugal bem posicionado no “ranking” dos países com mais empresas que desenvolveram actividades de inovação.
- 2
- ...
Mais de metade das empresas da União Europeia, do sector dos serviços e indústria, desenvolveram actividades de inovação entre 2008 e 2010, indica um relatório publicado hoje, que coloca Portugal numa posição cimeira entre os restantes países da região.
Sem surpresas a Alemanha surge destacada neste estudo do gabinete de estatística da Comissão europeia. De acordo com o estudo, 79% das empresas germânicas têm práticas inovadoras, contra 52% em média na UE.
Em segundo lugar surge o Luxemburgo, em terceiro a Bélgica e depois um grupo de três países, entre eles Portugal, com 60%. Os outros são a Suécia e a Irlanda.
O Eurostat salienta que este estudo resulta do inquérito realizado em 2010 a todos os países membros da UE, com o foco na inovação nos produtos e nos processos, bem como na inovação da organização e de marketing.
Se Portugal fica bem posicionado nesta “ranking” geral, o mesmo já não acontece noutros indicadores. Entre as empresas desenvolveram actividades de inovação em Portugal, apenas 20% (segundo valor mais baixo da UE) cooperaram com outras companhias, quando a média da UE está nos 27%.
Quando analisada a cooperação com empresas de outros países da União Europeia, a percentagem em Portugal desce para 8,7% (mínimo entre todos os países da UE), abaixo dos 11% da média da UE.