Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal entre os países europeus com mais empresas inovadoras

Relatório do Eurostat coloca Portugal bem posicionado no “ranking” dos países com mais empresas que desenvolveram actividades de inovação.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 11 de Janeiro de 2013 às 17:15

Mais de metade das empresas da União Europeia, do sector dos serviços e indústria, desenvolveram actividades de inovação entre 2008 e 2010, indica um relatório publicado hoje, que coloca Portugal numa posição cimeira entre os restantes países da região.

 

Sem surpresas a Alemanha surge destacada neste estudo do gabinete de estatística da Comissão europeia. De acordo com o estudo, 79% das empresas germânicas têm práticas inovadoras, contra 52% em média na UE.

 

Em segundo lugar surge o Luxemburgo, em terceiro a Bélgica e depois um grupo de três países, entre eles Portugal, com 60%. Os outros são a Suécia e a Irlanda.

 

O Eurostat salienta que este estudo resulta do inquérito realizado em 2010 a todos os países membros da UE, com o foco na inovação nos produtos e nos processos, bem como na inovação da organização e de marketing.

 

Se Portugal fica bem posicionado nesta “ranking” geral, o mesmo já não acontece noutros indicadores. Entre as empresas desenvolveram actividades de inovação em Portugal, apenas 20% (segundo valor mais baixo da UE) cooperaram com outras companhias, quando a média da UE está nos 27%.

 

Quando analisada a cooperação com empresas de outros países da União Europeia, a percentagem em Portugal desce para 8,7% (mínimo entre todos os países da UE), abaixo dos 11% da média da UE.

 

 

     

 

 

Ver comentários
Saber mais Eurostat empresas inovadoras
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio