Comércio Portugal liderou as quedas nas vendas a retalho na UE

Portugal liderou as quedas nas vendas a retalho na UE

As vendas a retalho cresceram 0,3% na Zona Euro e 0,1% na União Europeia em Dezembro, face a Novembro. Comparativamente com o mesmo mês de 2014, as vendas a retalho cresceram 1,4% na Zona Euro e 2,0% na União Europeia.
Portugal liderou as quedas nas vendas a retalho na UE
Bloomberg
Negócios 03 de fevereiro de 2016 às 11:13

As vendas a retalho aceleraram em Dezembro na Zona Euro e na União Europeia. Mas Portugal contrariou esta tendência. Os dados do Eurostat, divulgados esta quarta-feira, 3 de Fevereiro, mostram que as vendas a retalho cresceram 0,3% na Zona Euro em Dezembro em comparação com Novembro e com os ajustes sazonais. Os segmentos da "alimentação, bebidas e tabaco" é o principal responsável por este desempenho.

Na União Europeia, e também em comparação com o mês anterior, as vendas no sector do retalho cresceram 0,1%.


Entre os Estados-membros, a Estónia, a França e o Luxemburgo foram os países que registaram as maiores subidas totais no comércio a retalho. Em sentido contrário, está Portugal que registou a maior descida entre a União Europeia a 28. As vendas a retalho caíram 1,8% em Dezembro em território nacional. A Suécia registou a segunda maior queda (-1,7%) seguida da Dinamarca (-1,4%).

Face a Dezembro de 2014, as vendas a retalho cresceram 1,4% na Zona Euro no último mês do ano passado. E avançaram 2% na União Europeia a 28. "A média do comércio a retalho para o ano de 2015, comparativamente como 2014, cresceu 2,4% na Zona Euro e 3,0% na União Europeia".


Também na comparação anual Portugal lidera as quedas. A maior descida foi assim registada por Portugal (-1,3%) entre os Estados-Membro da União Europeia, seguida pela Bélgica (-1,2%) e Dinamarca (-0,3%). Em sentido oposto, a Roménia liderou as subidas, tendo neste país o comércio a retalho total crescido 14,3%. A Irlanda ficou em segundo lugar (+6,1%), Estónia (+5,8%) e Polónia (+5,5%)

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI