Notícia
Portugal recebe 13 milhões de Bruxelas para TGV
A Comissão Europeia decidiu hoje atribuir 350 milhões de euros a grandes projectos da rede transeuropeia de transportes dos estados membros da União Europeia, sendo que deste total 13 milhões de euros são destinados a Portugal.
- Assine já 1€/1 mês
- ...
A Comissão Europeia decidiu hoje atribuir 350 milhões de euros a grandes projectos da rede transeuropeia de transportes dos estados membros da União Europeia, sendo que deste total 13 milhões de euros são destinados a Portugal.
«A Comissão acaba de atribuir 356 milhões de euros à realização de estudos e à implementação de projectos da rede transeuropeia de transportes (RTE-T)», refere um comunicado de Bruxelas.
A Portugal cabe um total de 13 milhões de euros, que dizem respeito a três projectos relacionados com estudos para a implementação do TGV.
Para a linha Lisboa/Porto foi atribuído um total de 11,5 milhões de euros, sendo 6,5 milhões destinados ao trajecto Coimbra/Porto e o restante a Lisboa/Aeroporto da OTA. Os restantes 1,5 milhões de euros são para o estudo da linha TGV entre Coimbra e Vigo.
A Comissão Europeia adianta que os projectos prioritários beneficiam, só por si, de perto de 85% dos 356 milhões de euros atribuídos aos países da UE. Entre os projectos e estudos que beneficiaram de apoio significativo, que, em muitos casos, completa as subvenções atribuídas nos anos anteriores, conta-se o GALILEO e as futuras linhas ferroviárias alpinas Lyon-Turim e Brenner.
Mais de 70% são atribuídos aos projectos ferroviários e 20% aos sistemas de transporte inteligentes e inovadores, como os sistemas de interoperabilidade no domínio ferroviário.
«A contribuição europeia para os grandes projectos de infra-estruturas transeuropeus desempenha um papel essencial na sua realização. Sem esta contribuição, determinados projectos ficariam por realizar ou sofreriam atrasos significativos», declarou o Vice-Presidente Jacques Barrot. «O projecto Lyon-Turim beneficia, só por si, de um apoio de 48 milhões de euros para o ano de 2005, o que faz da União Europeia o principal fornecedor de fundos deste projecto», acrescentou.
Nas próximas semanas, segundo a Comissão Europeia, serão atribuídos perto de 150 milhões de euros suplementares a um segundo conjunto de projectos identificados no PPI.
Os projectos prioritários da rede transeuropeia representam, só por si, um investimento de 225 mil milhões de euros até 2020.