Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Preços na produção industrial voltam a desacelerar em Dezembro

O índice de preços na produção industrial voltou a desacelerar em Dezembro, à semelhança do que ocorreu em Novembro.

Andreia Major amajor@negocios.pt 19 de Janeiro de 2012 às 11:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A taxa de variação homóloga do índice de preços na produção industrial fixou-se em 4,4% em Dezembro, o que corresponde a uma redução de 0,8 pontos percentuais face à taxa observada em Novembro, acentuando-se a tendência de desaceleração verificada desde Março de 2011.

“A maioria dos agrupamentos registou, em Novembro, taxas de variação homóloga inferiores às observadas em Outubro. O maior contributo para a variação do índice total, 3,1 pontos percentuais, foi dado pelo agrupamento de Energia, em consequência de uma variação de 10,2% (11,7% em Novembro)”, de acordo com o comunicado do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Quanto à taxa de variação mensal da produção industrial, a mesma foi negativa de 0,1% em Dezembro, inferior em 0,3 pontos percentuais à registada em Novembro. O principal contributo para esta variação foi dado pelo agrupamento de Energia, com uma variação negativa de -0,1 pontos base, em resultado de uma taxa de variação mensal negativa de 0,4%.

No 4º trimestre de 2011 o índice total apresentou uma variação homóloga de 5,%, inferior à de 5,6% registada no trimestre anterior.

Relativamente à variação média para o conjunto do ano 2011 do índice total, esta fixou-se em 5,8% pelo terceiro mês consecutivo, face à taxa de 3,7% que se verificou no ano anterior.

Ver comentários
Saber mais produção industrial indústria preços Dezembro
Mais lidas
Outras Notícias