Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Preço da gasolina baixa 6 cêntimos a partir de hoje

O custo de atestar o depósito do seu automóvel sofre hoje uma redução pouco habitual. O preço do gasolina deve descer 6 cêntimos, naquela que é a maior descida desde 2012. O gasóleo também fica mais barato.

João Miguel Rodrigues/Cofina Media
Paulo Moutinho 20 de Outubro de 2014 às 00:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 14
  • ...

O preço dos combustíveis vai registar uma descida acentuada nos postos de abastecimento esta segunda-feira. Com a forte desvalorização do petróleo, para mínimos de 2010, as cotações dos derivados afundaram, abrindo a porta a uma nova revisão em baixa dos valores de venda da gasolina e do gasóleo em Portugal. No caso da gasolina, a redução irá igualar a descida registada em 2012: os automobilistas deverão sentir uma queda de cerca de seis cêntimos por litro.


Tanto a gasolina como o "diesel" têm vindo a perder valor nas últimas semanas, acompanhando a tendência de descida da matéria-prima de base, o petróleo. Na última semana, num período em que o West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, chegou a baixar dos 80 dólares, e o Brent chegou a um mínimo de 82,60 dólares, o preço médio dos derivados nos mercados internacionais registou perdas elevadas. O preço médio da gasolina afunda 11,4%, esta semana, para 759,5 dólares, já o gasóleo cai 4,02% para 746 dólares.

São quedas expressivas em dólares. Em euros até foram superiores, fruto da valorização da divisa única nas últimas sessões: a gasolina cai 11,98% para 623,5 euros por tonelada métrica enquanto o "diesel" desce 4,65% para 581,6 euros. Resultado? A gasolina deverá registar uma descida de seis cêntimos por litro. A confirmar-se, deverá igualar as descidas recorde registadas em 2012 e 2008, curiosamente ambas verificadas em Outubro desses anos.

 

Caso a descida supera os 6 cêntimos, como fontes do sector admitem à Lusa, a queda será a maior desde a liberalização do sector em 2004.


Com uma descida desta dimensão, o preço a pagar pelo litro deste combustível nos postos de referência recuará para cerca de 1,53 euros, elevando para 4,4% a queda acumulada face ao final do ano passado. A gasolina arrancou o ano a 1,599 euros por litro, o que implicava um custo de quase 88 euros para atestar um depósito de 55 litros (o mais comum). Considerando o preço a que deverá ficar no arranque da próxima semana (em regra, as gasolineiras actualizam os valores no primeiro dia de cada semana), esse mesmo depósito pode custar 84 euros. São menos 3,85 euros.

Gasóleo desce, mas menos

A gasolina destaca-se pela dimensão da queda, mas para os condutores de automóveis a gasóleo – a maioria do parque automóvel nacional é a "diesel" – também haverá uma descida no preço de venda. Tendo em conta a descida de 4,65% no preço médio nos mercados esta semana, face à semana anterior, há margem para que o litro fique cerca de dois cêntimos mais barato comparativamente ao preço actual, atingindo um novo mínimo desde o início de 2011. Nas gasolineiras de referência, o gasóleo está a custar 1,359 euros. Com a descida, este combustível pode ficar 7,3% mais barato que no início do ano, permitindo uma poupança de 5,77 euros por cada depósito cheio (passa a custar 73,65 euros).

 

Ver comentários
Saber mais gasolina gasóleo combustíveis petróleo
Mais lidas
Outras Notícias