Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Preços na produção industrial caem 3% no primeiro trimestre

O índice de preços na produção industrial aliviou a queda trimestral – tendo recuado menos nos primeiros três meses deste ano do que no quarto trimestre de 2015 -, mas acentuou recuo homólogo de Março. A penalizar o sector estão sobretudo os preços na energia.

Paulo Duarte
Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 18 de Abril de 2016 às 11:49
  • Partilhar artigo
  • ...

Dados divulgados esta segunda-feira, 18 de Abril, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que os preços na produção industrial caíram 3% no primeiro no primeiro trimestre de 2016 face ao período homólogo, um recuo inferior ao registado nos três meses anteriores (-3,4%).

A penalizar a evolução do índice de preços na produção industrial esteve sobretudo o segmento de energia, que caiu 2,2 pontos percentuais para se fixar nos -8,6% em termos homólogos. Ainda assim, este valor é inferior aos 11,4% registados entre Novembro e Dezembro de 2015.

Já a secção de indústrias transformadoras registou uma variação homóloga negativa de 3,4%, também inferior aos -3,9% registados no quarto trimestre do ano passado.

Considerando somente o mês de Março, o recuo nos preços foi de 3,8% face ao mesmo mês do ano anterior. Também aqui os preços da energia foram determinantes, tendo estes caído 11,1% em termos homólogos. No que diz respeito às indústrias transformadoras, a variação foi de -4,4%.

A queda homóloga em Março foi superior à de Fevereiro, mês em que os preços na produção industrial caíram 2,9%, com o segmento da energia a perder 8,1% e o da indústria transformadora a recuar 3,3%.

 

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística INE Indústrias Transformadoras Indústria conjuntura Energia preços
Outras Notícias