Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Predibisa e Guedes Pinto vão "vender" o Norte Center

Está prestes a arrancar o mega projecto do The Edge Group em Matosinhos, que representa um investimento de 130 milhões e incluirá a nova sede do grupo Mota-Engil.

Bruno Simão/Negócios
António Larguesa alarguesa@negocios.pt 23 de Julho de 2014 às 15:12
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

O The Edge Group (TEG) anunciou esta quarta-feira, 23 de Julho, o arranque da primeira fase do Norte Center, em Matosinhos, um projecto com 240 mil metros quadrados de construção que tem um prazo de desenvolvimento de 15 anos e que representa um investimento total de 130 milhões de euros.

 

A comercialização dos lotes residenciais e de escritórios ficará a cargo da Predibisa, enquanto a Guedes Pinto, empresa especializada no imobiliário de retalho, ficará dedicada aos lotes comerciais. Com cinco fases previstas, o projecto incluirá cinco pólos: Business Park; Parque Ciência e Tecnologia; Hotel e Congressos; Residencial e Comércio; Stand Alones; e Retail Park.

 

Localizado nos actuais terrenos da Tertir – que a "holding" de investimentos liderada por José Luís Pinto Basto (na foto) comprou à Mota-Engil através do Edge International Holdings –, aquele que será o maior centro empresarial do Norte do País terá como edifício âncora a nova sede do grupo de construção, que ali concentrará as actuais instalações dispersas. O início destas obras está previsto para 2016 e tem um custo estimado em 45 milhões de euros.

 

Segundo os contas do TEG, o Norte Center irá criar cerca de mil postos de trabalho anuais (directos e indirectos), ao longo do período de desenvolvimento, que se estenderá por década e meia. As obras de infra-estruturas serão as primeiras a avançar e está prevista a criação de um novo nó de acesso rodoviário à A28, contando os promotores criar uma "nova centralidade empresarial, comercial e residencial", aproveitando a proximidade ao porto de Leixões, ao aeroporto do Porto, à Exponor e à zona envolvente, que já inclui o IKEA ou o Mar Shopping.

 

"Este foi um investimento anunciado durante uma fase em que as empresas portuguesas evitavam correr riscos e apostar no potencial nacional. (...) O Norte Center tem como ambição ser o projeto mais emblemático direccionado a empresas no Norte do País", sustentou o CEO, José Luís Pinto Basto, citado numa nota à imprensa.

Ver comentários
Saber mais Imobiliário The Edge Group Matosinhos Mota-Engil
Outras Notícias