Automóvel Primeiro Ferrari 275 GTB que "nunca ninguém viu" acelera para leilão

Primeiro Ferrari 275 GTB que "nunca ninguém viu" acelera para leilão

O primeiro Ferrari 275 GTB vai ser leiloado neste mês de janeiro, depois de ter estado praticamente escondido nos últimos 25 anos.
Primeiro Ferrari 275 GTB que "nunca ninguém viu" acelera para leilão
Negócios com Bloomberg 05 de janeiro de 2019 às 12:44

Construído em 1964 e com o número de série 1, o automóvel deverá atingir um valor entre 6 e 8 milhões de dólares quando for leiloado pela Gooding & Co nos próximos dias 18 e 19 de janeiro.

O carro serviu como protótipo e carro de desenvolvimento da Ferrari, e competiu no rally de Monte Carlo em 1966.

O protótipo do Ferrari 275 GTB foi a base de todo o programa 275, que sucedeu o 250 GT SWB Berlinetta. O Motor Trend Classic colocou o 275 no terceiro lugar da lista dos 10 maiores Ferraris de todos os tempos, atrás do 250 GTO e do 365 GTB/4 Daytona.

"Este carro esteve praticamente fora do radar nos últimos 25 anos", afirma David Brynan, especialista da Gooding, citado pela Bloomberg. "Nunca ninguém o viu".

 

Projetado pela Pininfarina, este primeiro exemplar do modelo foi originalmente construído com carroçaria de nariz curto e usado para experiências antes de ser atualizado para o corpo de nariz longo que a Ferrari usaria para os seus modelos de produção.

A Ferrari manteve o protótipo no início de 1965 como máquina de teste para o modelo de produção - e também como uma ferramenta promocional para apresentar o modelo ao público através de fotografias.

"O 275 foi importante porque foi o primeiro carro de estrada da Ferrari com suspensão independente em todos os lugares", diz Brynan. "Em comparação com a série 250 que substituiu, o 275 era um carro muito mais moderno e diferenciado, diferente de tudo que eles haviam oferecido anteriormente".

 

Contudo, não se espera que o protótipo atinja um valor recorde, considerando os Ferraris colecionáveis, apesar do seu significado histórico. Um 250 GTO de 1962 foi vendido pela RM Sotheby’s em Pebble Beach em 2018 por 48 milhões de dólares. A Gooding & Co. vendeu um 276 GTB/C de 1967 (um dos 12 fabricados) por 14,5 milhões de dólares em 2017. Em geral, os modelos 275 colecionáveis  trocam de mãos por preços que variam entre 1 e 4 milhões de dólares.

 

 




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