Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PS garante que um governo liderado por António Costa "tudo fará para reverter a privatização da TAP"

O Partido Socialista pediu esta quinta-feira uma audição urgente com o ministro da Economia António Pires de Lima sobre a privatização da companhia aérea.  

Miguel Baltazar/Negócios

O deputado socialista Rui Paulo Figueiredo garantiu esta quinta-feira, 11 de Junho, que, caso o PS vença as próximas eleições legislativas, tudo será feito para reverter o processo de privatização da TAP e assegurar que o Estado mantém uma posição maioritária no capital social da companhia.

"O PS quer reiterar que um governo liderado por António Costa tudo fará para manter a maioria no capital da TAP", afirmou Rui Paulo Figueiredo na Assembleia da República após o Governo ter anunciado que o consórcio Gateway – que junta o dono da Azul à Barraqueiro – ganhou o processo de privatização da transportadora aérea "atendendo ao maior mérito da sua proposta.

Para justificar esta posição, Rui Paulo Figueiredo citou o teor da resolução de hoje do Conselho de Ministros: "Na resolução agora aprovada diz-se que se determina que até à liquidação física das compras e vendas a realizar (...) o Conselho de Ministros pode suspender ou anular o processo de reprivatização da TAP - e determina que, no caso de se verificar a suspensão ou termo do processo de reprivatização, não há lugar a qualquer indeminização ou compensação. Um Governo do PS não hesitará em utilizar esta cláusula".

Antes de esta decisão ter sido anunciada, o Partido Socialista apresentou na Assembleia da República um requerimento para uma audição urgente ao ministro da Economia, António Pires de Lima. 


"Dê corda aos sapatos e venha à Assembleia da República explicar este processo", afirmou o deputado socialista, numa alusão à expressão usado pelo próprio ministro da Economia quando se referiu à apresentação das propostas de David Neeleman e Gérman Efromovich. "Espero que durante o mês de Junho estejamos em condições de apresentar uma proposta em Conselho de Ministros, mas para isso é fundamental que os dois candidatos que passaram à última fase dêem corda aos sapatos e melhorem as suas propostas", afirmou Pires de Lima a 26 de Maio na Universidade Europeia de Madrid.

Ver comentários
Saber mais Rui Paulo Figueiredo PS TAP António Costa António Pires de Lima David Neeleman Gérman Efromovich Conselho de Ministros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio