Notícia
PS garante que um governo liderado por António Costa "tudo fará para reverter a privatização da TAP"
O Partido Socialista pediu esta quinta-feira uma audição urgente com o ministro da Economia António Pires de Lima sobre a privatização da companhia aérea.
- 174
- ...
O deputado socialista Rui Paulo Figueiredo garantiu esta quinta-feira, 11 de Junho, que, caso o PS vença as próximas eleições legislativas, tudo será feito para reverter o processo de privatização da TAP e assegurar que o Estado mantém uma posição maioritária no capital social da companhia.
"O PS quer reiterar que um governo liderado por António Costa tudo fará para manter a maioria no capital da TAP", afirmou Rui Paulo Figueiredo na Assembleia da República após o Governo ter anunciado que o consórcio Gateway – que junta o dono da Azul à Barraqueiro – ganhou o processo de privatização da transportadora aérea "atendendo ao maior mérito da sua proposta.
Para justificar esta posição, Rui Paulo Figueiredo citou o teor da resolução de hoje do Conselho de Ministros: "Na resolução agora aprovada diz-se que se determina que até à liquidação física das compras e vendas a realizar (...) o Conselho de Ministros pode suspender ou anular o processo de reprivatização da TAP - e determina que, no caso de se verificar a suspensão ou termo do processo de reprivatização, não há lugar a qualquer indeminização ou compensação. Um Governo do PS não hesitará em utilizar esta cláusula".
"Dê corda aos sapatos e venha à Assembleia da República explicar este processo", afirmou o deputado socialista, numa alusão à expressão usado pelo próprio ministro da Economia quando se referiu à apresentação das propostas de David Neeleman e Gérman Efromovich. "Espero que durante o mês de Junho estejamos em condições de apresentar uma proposta em Conselho de Ministros, mas para isso é fundamental que os dois candidatos que passaram à última fase dêem corda aos sapatos e melhorem as suas propostas", afirmou Pires de Lima a 26 de Maio na Universidade Europeia de Madrid.