Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PS pede ao ministro das Finanças o relatório da privatização da EDP

Grupo parlamentar do Partido Socialista sustenta que a não divulgação do relatório “contraria a Lei de Base das Privatizações”, tendo apresentado um requerimento para que Vítor Gaspar entregue o documento aos deputados.

Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 05 de Fevereiro de 2013 às 13:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O Partido Socialista (PS) elaborou um requerimento para pedir ao ministro das Finanças, Vítor Gaspar, que faculte aos deputados o relatório da comissão de acompanhamento da reprivatização da EDP, que nunca foi tornado público.

 

No requerimento, assinado pelo deputado Rui Paulo Figueiredo, o PS nota que “o Governo não disponibilizou o relatório da comissão de acompanhamento da 8º fase do processo de reprivatização da EDP” e que “esta prática contraria a Lei de Base das Privatizações e a defesa do interesse estratégico nacional”.

 

Lembrando que o relatório foi entregue a Vítor Gaspar em Agosto do ano passado, o PS sublinha que o Parlamento “deve ter conhecimento do relatório e de toda a documentação do processo de reprivatização da EDP”.

 

Na privatização da EDP o Governo escolheu a proposta da China Three Gorges para alienar 21,35% da eléctrica presidida por António Mexia, conseguindo um encaixe de 2,7 mil milhões de euros. Para trás ficaram ofertas de grupos como a alemã E.ON e a brasileira Eletrobras. 

 

O Estado ficou ainda com 4,1% da EDP, posição que era objecto de um empréstimo obrigacionista que os investidores preferiram não converter em acções. O Governo tenciona vender essa participação, tendo já admitido que poderá alienar essas acções em bolsa.

 

Ver comentários
Saber mais EDP privatização relatório Parlamento PS
Outras Notícias