Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PSD acusa CGD de estar a fechar "várias dezenas de balcões"

No âmbito da comissão de inquérito, o grupo parlamentar social-democrata pediu os números sobre os fechos de balcões em 2016 e a previsão para este ano.

Paulo Duarte
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 03 de Março de 2017 às 07:40
  • Partilhar artigo
  • 18
  • ...

O Partido Social Democrata diz que a Caixa Geral de Depósitos está, neste momento, a encerrar "várias dezenas de balcões". Por isso, pretende saber quais os objectivos da administração de Paulo Macedo à frente do banco público.

 

"Número de balcões da CGD, bem como a sua identificação, encerrados no ano de 2016, no âmbito da gestão do banco"; "número de balcões da CGD, bem como a sua identificação, encerrados e previstos encerrar em 2017, no mesmo âmbito". Estes são os requerimentos apresentados esta quinta-feira, 2 de Março, pelo grupo parlamentar social-democrata no inquérito parlamentar à instituição financeira.

 

Segundo o coordenador do partido na iniciativa parlamentar, Hugo Soares, este "é um assunto da maior importância para que a comissão parlamentar de inquérito não se debruce sobre isto".

 

O encerramento de balcões faz parte do plano de reestruturação acordado pelo ex-presidente da Caixa, António Domingues, com o Governo e com a Comissão Europeia, incluido na capitalização de 5.160 milhões de euros que ficou fechada no Verão. Aí, prevê-se o fecho de cerca de 200 agências e as pré-reformas de um total de 2.200 trabalhadores.

 

Ainda em Março foi noticiado que a agência da Golegã seria encerrada, com os clientes a transitarem para a Chamusca, da mesma forma que Constância receberia a carteira de Santa Margarida, como foi, então, avançado pela agência Lusa.

 

Os dados solicitados pelo PSD dizem respeito aos números ainda não divulgados relativos a 2016 e às estimativas para 2017. Em Setembro de 2016, os últimos dados oficiais, o banco público contava com 720 agências, menos nove do que em Junho desse ano e comparáveis aos 764 em Setembro de 2015.

 

Revelados estão já, nos relatórios anuais, os números sobre o período em que o PSD esteve, em coligação com o CDS, no Governo e, aí, também houve encerramento de agências sendo que essa era, também, uma exigência do plano de reestruturação devido à ajuda estatal de 1,65 mil milhões de euros recebida em 2012. No final de 2011, a Caixa contava com 822 agências.

O requerimento do PSD foi apresentado na quinta-feira após a reunião em que Hugo Soares se tinha congratulado pelo facto de a esquerda ter permitido a consulta, a todos os deputados da iniciativa, da correspondência enviada por António Domingues a Mário Centeno. Isto antes de o PS ter esclarecido, já fora desse encontro e aos jornalistas, que a consulta seria possível mas que o uso da documentação estava vetado porque a esquerda considera que ela está fora do âmbito do objecto da comissão. 

 

Ver comentários
Saber mais PSD Caixa Geral de Depósitos Paulo Macedo Hugo Soares Comissão Europeia António Domingues
Outras Notícias