PME Inovação portuguesa angaria financiamento do Horizonte 2020
PME

Inovação portuguesa angaria financiamento do Horizonte 2020

Quatro pequenas e médias empresas inovadoras portuguesas foram seleccionadas para obterem financiamento do Programa Horizonte 2020. Cada projecto recebe até 50 mil euros para estudar viabilidade de novos produtos.
Inovação portuguesa angaria financiamento do Horizonte 2020
Ana Laranjeiro 03 de fevereiro de 2016 às 12:34

Foram quatro as pequenas e médias empresas (PME) inovadoras portuguesas seleccionadas para obterem financiamento através do Programa Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação.

Os quatro projectos vencedores são de áreas muito distintas. O Cocoapro vai trabalhar na propagação "in vitro" do cacau. O Purejuice, quer reforçar a aposta industrial em "tecnologia de campos eléctricos pulsados para a transformação de sumos de fruta naturais". Já o DAA propõe-se desenvolver instrumentos de medição "in situ" da mesosfera. No segmento automóvel e dos combustíveis , o JAM quer melhorar a eficiência do combustível e reduzir os custos da manutenção e da paragem. Para isso,vai recorrer a dados em tempo real de sensores dos veículos e a um algoritmo de aprendizagem para a análise de grandes quantidades de dados.

De acordo com o comunicado comunitário, cada um destes projectos vai receber 50 mil euros para financiar estudos para apurar a viabilidade para novos produtos/ projectos que possam a vir a ser disruptivos.

O Horizonte 2020 tem um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020 e é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração. O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI