Telecomunicações Queda dos lucros dita substituição do CEO da Ericsson

Queda dos lucros dita substituição do CEO da Ericsson

A fabricante sueca anunciou esta segunda-feira que Hans Vestberg vai deixar o cargo de CEO da Ericsson, sendo temporariamente substituído pelo actual CFO.
Queda dos lucros dita substituição do CEO da Ericsson
Negócios 25 de julho de 2016 às 14:02

Hans Vestberg (na foto) vai deixar o cargo de CEO da Ericsson, numa altura em que a fabricante sueca enfrenta uma queda dos lucros devido ao abrandamento da procura e ao aumento da concorrência, avança o The Wall Street Journal.

"Hans Vestberg deixa os cargos de presidente e CEO e membro do conselho de administração da Ericsson, com efeito imediato", informou a empresa esta segunda-feira, 25 de Julho, acrescentando que o actual director financeiro assumirá o cargo de CEO até que haja outra pessoa para o lugar.

"No ambiente actual, e numa altura em que a empresa acelera a sua execução estratégica, o conselho de administração decidiu que é o momento certo para um novo líder conduzir a próxima fase no desenvolvimento da Ericsson", considerou Leif Johansson, presidente do conselho de administração, citado pelo The Wall Street Journal.

No passado dia 19 de Julho, a Ericsson anunciou reduções de custos e cortes de postos de trabalho depois de apresentar uma queda de 24% nos lucros do segundo trimestre. Isto numa altura em que a sueca rivaliza não só com a Nokia mas também com a Huawei Technologies, a fabricante chinesa que oferece produtos inovadores a preços muito competitivos.

 

Na semana passada, Vestberg disse que a redução de custos resultará na descida do número total de trabalhadores da empresa, que já foi reduzida em oito mil funcionários no primeiro semestre deste ano.

Vestberg tornou-se CEO no início de 2010, após uma carreira como gerente da Ericsson em várias posições no exterior, e como CFO desde 2007.

As acções da Ericsson sobem 2,6% na bolsa de Estocolmo. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI