Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Quem vai comprar a TAP e a ANA?

Os potenciais interessados na TAP e na ANA já estão a posicionar-se. O Governo está a conduzir os dois dossiês de forma coordenada, apesar de serem duas operações autónomas.

Quem vai comprar a TAP e a ANA?
Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 30 de Agosto de 2012 às 09:00
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
Os potenciais interessados na TAP e na ANA já estão a posicionar-se. O Governo está a conduzir os dois dossiês de forma coordenada, apesar de serem duas operações autónomas. Até ao momento, 17 potenciais interessados na TAP já receberam um primeiro documento com informação sobre a companhia aérea. Na ANA, o processo está mais demorado, mas já dois consórcios confirmaram o seu interesse na gestora dos aeroportos nacionais.

O Grupo IAG, que une a British Airways e a Iberia, bem como a Avianca, já confirmaram o seu interesse na privatização da TAP.

A Lufthansa e a Lantam não oficializaram a sua posição, mas também aparecem na lista. O "Expresso" avançou que a Delta Airways e a Virgin também solicitaram a informação sobre a companhia ao Governo. E, como o Negócios noticiou, existem dois portugueses que também quiseram receber os dados: a EuroAtlantic, próxima da Avianca, e a Sata, embora, até agora, não tenha sido possível concluir qual o interesse da companhia aérea detida maioritariamente pelo Governo regional dos Açores. Ainda na corrida à TAP poderão estar grupos como a Qatar Airways e a Turkish Airways. O Governo já admitiu que quer encontrar os investidores da TAP até ao final do ano, mas, por enquanto, ainda nem sequer existe caderno de encargos.

Na ANA, as portuguesas Brisa e Teixeira Duarte já se aliaram a parceiros internacionais para se candidatarem à privatização. A Brisa aliou-se aos parceiros da CCR, enquanto a Teixeira Duarte está com os espanhóis da Ferrovial. Em entrevista à Bloomberg, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, admitiu existir "pelo menos uma dúzia de interessados na privatização da ANA – Aeroportos de Portugal". Apesar de a TAP e a ANA estarem sob a tutela da Economia, este dossiê está na mãos de Maria Luís Albuquerque, secretária de Estado do Tesouro e Finanças.


Ver comentários
Outras Notícias