Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Recuperação económica «decepciona» com valorização do euro

A recuperação económica europeia está a ser «de alguma forma desapontante», uma vez que a valorização do euro está a prejudicar as exportações europeias e os gastos de consumo permaneceram lentos, segundo a Comissão Europeia.

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 20 de Dezembro de 2004 às 12:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

«A inflação vai permanecer acima dos 2% durante os primeiros cinco meses de 2005 devido às constantes pressões inflacionistas que derivam da valorização do petróleo», disse a mesma fonte que espera que as pressões inflacionistas acalmem «com a ausência de efeitos secundários dos salários e de mais riscos provenientes da valorização do preço do petróleo».

O Banco Central Europeu (BCE) deixou a taxa de juro de referência inalterada no valor mais baixo de 60 anos, nos 2%, durante mais de um ano para incentivar o consumo. Esta instituição diz que a previsão para a inflação é «preocupante» uma vez que os preços do petróleo ainda têm «um impacto considerável» nos preços em geral.

Embora as pressões inflacionistas da Energia possam manter a inflação acima dos 2% nos primeiros meses de 2005 «a valorização do euro e o crescimento moderado dos custos do mercado laboral poderão reduzi-la para baixo dos 2% no segundo trimestre», disse a Comissão Europeia.

Ver comentários
Outras Notícias