Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Regulador aprova registo da OPA sobre a Endesa a 27 de Julho

A entidade que regula o mercado de capitais espanhol (CNMV) deverá aprovar o registo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Enel e da Acciona sobre a Endesa a 27 de Julho, noticia hoje o site da "Europa Press".

Negócios com Lusa 01 de Julho de 2007 às 17:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Segundo a Europa Press, que cita um calendário indicativo da CNMV a que teve acesso, a operação será lançada oficialmente 3 dias depois, a 30 de Julho.

A Europa Press refere que a CNMV já tem em sua posse o esboço do prospecto da oferta, faltando agora aprová-lo e proceder ao registo.

O período de aceitação da oferta deverá depois prolongar-se por dois meses, para que esta não seja penalizada pelas férias de Verão, devendo a operação estar concluída no final de Setembro, ou meados de Outubro.

Antes do aval da CNMV, está previsto que a OPA receba luz verde por parte da entidade reguladora do sector energético espanhol (CNE) e da Comissão Europeia, já no próximo dia 5 de Julho (tendo em conta que a operação já foi notificada em meados de Junho).

Caso seja bem sucedida, a ENEL e a Acciona, que sãoa as maiores accionistas da Endesa e já detêm 46 por cento do capital, poderão reforçar as suas posições para 74,99 e 25,01 por cento, respectivamente.

Ainda assim, os direitos de voto do grupo italiano e da construtora espanhola não poderão ir além dos 10 por cento do capital até que a alteração à desblindagem dos estatutos seja aprovada em assembleia-geral.

A operação porá fim a um longo processo de luta pelo controlo da maior eléctrica espanhola, iniciado em 2005 com o lançamento de uma OPA pela Gás Natural.

Pouco depois foi a vez da alemã E.On perfilar-se na corrida que, ao que tudo indica, será ganha pela Acciona e a ENEL, que assinaram um acordo de gestão conjunta da empresa.

Ver comentários
Outras Notícias