A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Regulador revela na sexta-feira quanto precisam os bancos e como podem reforçar o capital

O regulador da banca europeia vai revelar na sexta-feira os montantes que cada banco precisa para que o reforço de capital cumpra os requisitos. E vai ainda divulgar quais os instrumentos que poderão usar para o fazer.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 15 de Novembro de 2011 às 14:36
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A notícia está a ser avançada pela Reuters, que revela que, fontes próximas do processo, dizem que poderá ser permitido aos bancos usar obrigações convertíveis em acções como um dos instrumentos para reforçar o capital.

O regulador vai assim divulgar quais os instrumentos que os bancos podem usar para que o dinheiro captado possa entrar nos cálculos de reforço de capital. Ficou definido que os bancos têm de colocar os seus rácios “core tier one” nos 9% até ao final de Junho do próximo ano.

A Autoridade Bancária Europeia (EBA, na singla em inglês) revelou no dia 26 de Outubro que os bancos europeus precisavam, no total, de aumentar o capital em 106 mil milhões de euros, tendo especificado na altura o montante necessário por país.

Os bancos portugueses precisam de 7,8 mil milhões de euros, de acordo com as indicações deixadas pela EBA em Outubro. Os bancos nacionais já indicaram quais os valores que vão necessitar.

A CGD assumiu precisar de 2,2 mil milhões de euros, o BCP identificou uma necessidade de 2,36 mil milhões de euros, sendo que 600 milhões já estão assegurados através de medidas já tomadas. O BES diz precisar de 687 milhões de euros e o BPI diz precisar de 1,71 mil milhões de euros.

Os bancos portugueses têm, contudo, um instrumento que outros bancos de outros países não dispõem: os 12 mil milhões de euros provenientes da ajuda externa. BCP e BPI já admitiram recorrer a esta linha de financiamento. O BES afastou esta necessidade, enquanto a CGD não pode mesmo recorrer a esta linha de financiamento.
Ver comentários
Saber mais Banca recapitalização capital Europa EBA
Mais lidas
Outras Notícias