Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Reguladores recomendam criação de entidade para controlar auditores

A Organização Internacional de Comissões de Valores, da qual faz parte a CMVM, aprovou uma série de recomendações e princípios que visam a criação de um organismo independente para controlar a qualidade da auditoria.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 21 de Outubro de 2002 às 15:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Organização Internacional de Comissões de Valores (IOSCO/OICV), da qual faz parte a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, aprovou uma série de recomendações e princípios que visam a criação de um organismo independente para controlar a qualidade da auditoria.

Segundo um comunicado da CMVM, esta entidade serviria para controlar «a actividade dos auditores e sobre o papel a desempenhar pelos órgãos de administração das sociedades na monitorização e salvaguarda da independência do seu auditor externo».

Para a IOSCO, o organismo que propõe criar deverá efectuar a supervisão de empresas de auditoria cuja actividade incide sobre as contas de empresas cotadas, «na defesa do interesse público».

«A organização mundial dos reguladores reconhece que, apesar de existir, em muitas jurisdições, regulamentação sobre a independência dos auditores, essa regulação pode diferir quer na abordagem, quer no objectivo, quer na terminologia, quer ainda na sua substância», refere o mesmo comunicado.

A regulação da auditoria passou a ser um factor em discussão depois dos escândalos contabilísticos que despontaram nos Estados Unidos. A Enron e a WorldCom apresentaram falência, tendo sido apontadas responsabilidades às auditoras envolvidas.

Ver comentários
Outras Notícias