Banca & Finanças Relatório final inclui declarações de Cavaco Silva sobre BES

Relatório final inclui declarações de Cavaco Silva sobre BES

O Presidente da República assegurou a estabilidade do BES semanas antes da queda do banco. A afirmação não estava na versão inicial do relatório do inquérito, mas está agora na final.
Relatório final inclui declarações de Cavaco Silva sobre BES
Bruno Simão/Negócios
Diogo Cavaleiro 29 de abril de 2015 às 12:28

As declarações que Cavaco Silva fez sobre o Banco Espírito Santo, assegurando a sua estabilidade com base nas garantias do Banco de Portugal, constam da versão final do relatório da comissão parlamentar de inquérito.

 

Não estando inscritas na versão inicial, elaborada pelo deputado social-democrata Pedro Saraiva, a variante final inscreve estas declarações, algo que tinha sido pedido pela oposição, nomeadamente o Bloco de Esquerda.

 

"O Banco de Portugal tem sido categórico a afirmar que os portugueses podem confiar no BES dado que as folgas de capital são mais do que suficientes para cobrir a exposição que o banco tem na parte não-financeira, mesmo na situação mais adversa (...). Haverá´ sempre alguns efeitos, mas penso que não vêm da área do banco, mas sim da área não-financeira. Se alguns investidores vierem a suportar perdas significativas podem adiar decisões de investimento, ou mesmo encontrar-se em dificuldades muito fortes, por isso não podemos ignorar que algum efeito pode vir para a economia real". A afirmação foi feita por Cavaco Silva a 21 de Julho de 2014, antes da resolução aplicada ao BES a 3 de Agosto.

 

Estas foram frases que levaram os deputados da oposição a pedir a audição, ou esclarecimentos por escrito, a Cavaco Silva, o que foi rejeitado pela maioria e pelo próprio Chefe de Estado. O depoimento foi pedido também porque as declarações foram feitas e sabe-se que o Presidente da República foi contactado por Ricardo Salgado quando este estava a tentar evitar a derrocada do grupo. 

 

Além das declarações de Cavaco Silva, o relatório também conta agora com as garantias de solidez feitas por Maria Luís Albuquerque e Pedro Passos Coelho.  




pub

Marketing Automation certified by E-GOI