Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

REN compra empresa chilena de transporte de eletricidade por 155 milhões

A empresa liderada por Rodrigo Costa assinou em julho um contrato para a compra da totalidade da Transemel, tendo a transação sido concluída nesta terça-feira, 1 de outubro.

REN
Negócios jng@negocios.pt 01 de Outubro de 2019 às 21:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A REN – Redes Energéticas Nacionais anunciou esta terça-feira à noite, em comunicado à CMVM, que as suas subsidiárias Aerio Chile SpA e Apolo Chile SpA "adquiriram nesta data às empresas Compañia General de Electricidad e Naturgy Inversiones Internacionales a totalidade do capital social da Empresa de Transmisión Eléctrica Transemel (Transemel) pelo preço de 168,6 milhões de dólares americanos" (154,42 milhões de euros).

 

O anúncio desta compra já tinha sido feito no passado dia 23 de julho, mas só hoje a operação ficou concluída.

 

A Transemel, cuja receita é aproximadamente 93% regulada, possui e opera 92 Kms de linhas de transmissão elétrica e 5 subestações, localizadas maioritariamente no norte do Chile.

 

"Conforme anteriormente divulgado, esta transação foi financiada com recurso unicamente a dívida externa", sublinha o comunicado da empresa liderada por Rodrigo Costa.

 

Este é o segundo investimento que o grupo REN leva a cabo no Chile, depois da aquisição de 42,5% da Electrogas, sociedade que detém e opera o gasoduto que liga o terminal de GNL de Quintero à capital Santiago.

 

A empresa salienta que este investimento se enquadra no plano de negócios da REN, "que assenta numa estratégia de crescimento conservadora e que privilegia projetos nos setores em que o Grupo REN é especialista, e em mercados com estabilidade económica e quadros regulatórios previsíveis".

 

"Reitera-se que, apesar de continuar atenta a oportunidades de investimento no estrangeiro, Portugal é o foco e o mercado principal da REN, onde continuará a investir de forma a garantir a satisfação das necessidades de infraestruturas de eletricidade e gás natural a longo prazo, com uma orientação permanente para a melhoria do desempenho e qualidade de serviço, a fim de fornecer um serviço fiável, seguro e eficiente ao menor custo possível para o país e para os consumidores", conclui o documento.

Ver comentários
Saber mais Grupo REN Compañia General de Electricidad Empresa de Transmisión Eléctrica Transemel Chile SpA e Apolo Chile SpA Naturgy Inversiones Internacionales Chile
Outras Notícias