Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

REN negoceia troca de participações com Enagás

A Redes Energéticas Nacionais (REN) está a negociar uma troca de participações com a Enagás, no âmbito de uma parceria com a empresa que gere a rede espanhola de gás que será assinada nas próximas semanas. A empresa portuguesa pode ficar com 1 a 3% da Ena

Tânia Ferreira tf@negocios.pt 19 de Setembro de 2007 às 10:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Redes Energéticas Nacionais (REN) está a negociar uma troca de participações com a Enagás, no âmbito de uma parceria com a empresa que gere a rede espanhola de gás que será assinada nas próximas semanas. A empresa portuguesa pode ficar com 1 a 3% da Enagás e está já a comprar acções da também espanhola REE, disse José Penedos.

Numa conferência sobre o Mibel, que está a decorrer em Madrid, o presidente da REN [rene] revelou que a empresa está a negociar uma parceria com a Enagás, à semelhança do que já ficou acordado com a REE.

Ao Jornal de Negócios, José Penedos disse que a parceria será concretizada nas próximas semanas, no âmbito da recomendação feita pelos dois governos de Portugal e Espanha, no passado dia 8 de Março, no âmbito da criação do Mibgas.

A REN irá ter uma posição de 1 a 3% no capital da Enagás, a empresa que gere a rede de gás em Espanha. A companhia espanhola ficará com até 5% do capital da homóloga portuguesa.

A parceria prevê também a aposta conjunta em projectos no exterior e a participação recíproca nos órgãos sociais das duas empresas. A REN terá assento no Conselho de Administração da Enagás e a empresa espanhola presença na administração da REN.

Esta parceria será semelhante à já existente com a REE, que tem um administrador no Conselho da REN. A empresa que gere a rede de electricidade em Espanha tem já 5% do capital da REN e a empresa portuguesa está já construir uma posição no capital da REE, que se deverá situar em 1%.

Mais lidas
Outras Notícias