Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rentipar confirma proposta de Luís Amado e Jorge Tomé na liderança do Banif (act.)

Luís Amado será "chairman" do Banif enquanto Jorge Tomé será o novo CEO do banco. Estas são as propostas que a Rentipar Financeira, maior accionista do Banif, vai apresentar na próxima assembleia-geral.

Rentipar confirma proposta de Luís Amado e Jorge Tomé na liderança do Banif (act.)
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2012 às 11:32
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
O Banif confirmou hoje a informação veiculada pela TVI de que Luís Amado, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de José Sócrates, vai ser o próximo "chairman" do Banif. Jorge Tomé, administrador da Caixa Geral de Depósitos, passa para a administração executiva do banco.

Os dois cargos são avançados na proposta que a Rentipar Financeira, maior accionista do Banif, quer colocar na próxima assembleia-geral do banco agora liderado por Marques dos Santos, informou o Banif em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A assembleia-geral ainda não tem data marcada – será agendada “oportunamente” – mas será aí que a lista para o órgão de administração da sociedade com os nomes de Amado e Tomé à cabeça será apresentada. A proposta é para o triénio 2012-2014.

Com a entrada de Luís Amado, que tinha sido já avançada pelo "Sol" em Janeiro, e de Jorge Tomé para a liderança do Grupo Banif, sai Marques dos Santos e Carlos Almeida. A notícia de que Marques dos Santos não iria ser reconduzido foi ontem avançada pelo “Dinheiro Vivo”. Hoje, a Rentipar Financeira indica que a saída se Joaquim Marques dos Santos acontece depois de ter sido informada da “indisponibilidade para integrar uma lista tendente à sua recondução para o órgão de administração da Banif SGPS”.

No comunicado à CMVM, a maior accionista da entidade informa que o ainda “chairman” do banco, no cargo desde a morte de Horácio Roque em 2010, “pretende reduzir a intensidade das suas responsabilidades profissionais, mantendo-as em termos que considere compatíveis com a sua idade e com a sua situação de reforma”.

Por outro lado, Carlos Almeida, actual CEO do Grupo, sai depois de ter sido convidado pela Rentipar para integrar o Conselho de Administração desta sociedade, a partir da data da próxima assembleia-geral.

“Em consequências das elevadas exigências de disponibilidade pessoal associadas às funções e às responsabilidades que agora lhe serão atribuídas ao nível do Grupo Rentipar, entendeu conveniente cessar as funções que vinha exercendo na Banif SGPS e respectivas filiais”, escreve o Banif no comunicado.

(Notícia actualizada às 11h42)

Ver comentários
Saber mais Banif Psi-20 Luís Amado Jorge Tomé
Outras Notícias