Energia Repsol e La Caixa põem à venda parte da participação na Gas Natural

Repsol e La Caixa põem à venda parte da participação na Gas Natural

Já há pelo menos três interessados numa fatia de 20% do capital da energética, num negócio que pode ascender a 4.000 milhões de euros. Os títulos da Gas Natural ganham mais de 4%, para máximos do ano.
Repsol e La Caixa põem à venda parte da participação na Gas Natural
Bloomberg
Paulo Zacarias Gomes 01 de setembro de 2016 às 13:46

A participação detida pela Repsol e pela Criteria (que concentra as participações da fundação La Caixa) na Gas Natural, superior a 20%, terá sido colocada à venda e já tem pelo menos dois interessados.


A fatia de capital, avaliada em 4.000 milhões de euros, já motivou o interesse da empresa de "private equity" KKR e da Global Infrastructure Partners (GIP), além de um outro player não identificado, referem a Bloomberg e a imprensa espanhola.


A norte-americana GIP estará mesmo numa fase mais avançada, em negociações preliminares para a aquisição, refere fonte não identificada àquela agência noticiosa.


O negócio passará por vender uma participação de 10% tanto por parte da Repsol como da Criteria, refere o jornal Expansión. De acordo com o site da empresa, actualmente a Caixaholding detém 34,4% da Gas Natural, enquanto a Repsol tem 30% da companhia. Os argelinos da Sonatrach têm em mãos uma participação de 4%.


O jornal espanhol explica ainda que os dois maiores accionistas têm um pacto de controlo que estabelece que nenhum deles deixe de ter menos de 15% e que ambos, em conjunto, concentrem 50% do capital. Esta venda poderá levar à revisão do acordo parassocial.


As acções da Gas Natural ganham 4,32% para 19,305 euros, as da Repsol somam 3,41% para 12,45 euros e as do Caixabank ganham 3,15% para 2,489 euros.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI