Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Repsol vai colocar unidade brasileira em bolsa

Petrolífera deverá fazer IPO no final do ano para ganhar 4 mil milhões de dólares (3,06 mil milhões de euros), de forma a ter capital para investir na exploração no Brasil.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 30 de Julho de 2010 às 20:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A maior empresa de petróleo espanhola, Repsol, quer ganhar 4 mil milhões de dólares (3,06 mil milhões de euros) com a Oferta Pública Inicial (IPO) de perto de 40% do seu negócio no Brasil. Ao colocar parte da sucursal em bolsa, a Repsol espera poder ganhar dinheiro para investir nos campos brasileiros onde tem participações.

Segundo a Bloomberg, que ouviu duas fontes ligadas ao plano, a unidade pode valorizar, assim, perto de 10 mil milhões de dólares (7,65 mil milhões de euros), com o Banco Santander, o Bank of America e o Itaú Unibanco a estarem entre as instituições bancárias que ajudam a espanhola na gestão do negócio. A proposta formal ainda está ser trabalhada.

O dinheiro conseguido servirá para capitalizar a exploração e a produção no Brasil, onde a Repsol tem participações nos campos de Guara e Carioca, ambos próximos de Tupi, o maior espaço descoberto em toda a América desde 1976, já que poderá conter 8 mil milhões barris de petróleo.

A empresa está a planear a IPO para o final do ano, sendo que não vai ter em consideração a data do aumento de capital que a Petróleo Brasileiro (Petrobas) vai fazer de 25 mil milhões de dólares (19,13 mil milhões de euros). A Repsol, tal como a Petrobas, está a tentar atrair o interesse dos investidores nestes campos do Brasil.

Ver comentários
Outras Notícias