Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Revista de imprensa diária

As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.

Negócios negocios@negocios.pt 23 de Janeiro de 2004 às 09:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:

Função Pública deveria emagrecer até aos 500 mil (Jornal de Negócios) O sector público tem um peso excessivo na economia nacional, que precisa de ser reduzido para que Portugal se desenvolva. Esta é a convicção do presidente do Instituto Nacional da Administração (INA), Valadares Tavares que defendeu que o número ideal de funcionários públicos devia reduzir-se em cerca de 200 mil.

Recusa de um acordo sobre Finanças Públicas é ‘pecado’ das oposições (Jornal de Negócios) Três anos cumpridos sobre a tomada de posse da Estrutura de Coordenação para a Reforma da Despesa Pública (Ecordep), que deu origem ao relatório e recomendações mais completo até hoje feito sobre os problemas e remédios para as Finanças portuguesas, a linha de rumo que ele traça “continua actual”, diz Joaquim Pina Moura, o ex-ministro socialista que a inspirou.

Candidatos à Secil pressionam Semapa a vender maioria (Jornal de Negócios) Os concorrentes à compra de capital da Secil estão a pressionar a Semapa a vender mais do que o bloco de 41% que a companhia liderada por Pedro Queiroz Pereira colocou à venda, num processo intermediado pelo banco Santander.

EDP prepara nova central a gás natural para arrancar em 2007 (Diário Económico) A EDP prepara-se para avançar, a partir de 2007, com uma nova central de ciclo combinado a gás natural de 1.200 MW, semelhante à que acaba de arrancar no Carregado. O projecto, que ascende a cerca de 660 milhões de euros, a preços actuais, não têm ainda localização definida.

«O nosso Mibel supera o modelo nórdico» (Semanário Económico) Carlos Tavares e Rodrigo Rato formalizaram esta semana a criação do Mercado Ibérico da Electricidade (Mibel). Em entrevista, o ministro espanhol da Economia destaca os benefícios do acordo e defende que a união de forças “é de capital importância para fazer do Mercado Ibérico um mercado coeso, com capacidade para competir internacionalmente”.

Resultados das empresas do PSI-20 crescem 81,5% em 2003 (Semanário Económico) Num ano em que o PIB deverá ter registado uma contracção de 1,1%, as estimativas das casas de investimento para o resultado líquido total das empresas que constituem o principal índice da Euronext Lisboa apontam para 2391 milhões de euros, depois de 1438 milhões de euros em 2002.

Ministra das Finanças diz que reforma da Função Pública "demorará os anos que forem precisos" (Público) No dia em que os sindicatos se unem contra a política do Governo para a administração pública, a ministra das Finanças adopta uma postura de prudência perante os funcionários. Mantem a sua posição quanto às negociações salariais mas explica que quer evitar uma reforma à custa de despedimentos. Demore ela o tempo que demorar.

Tribunal deverá condenar oposição de Lisboa a OPA sobre a Cimpor em 2000 (Público)O Tribunal da União Europeia deverá dar razão a Bruxelas e criticar a decisão tomada pelo governo português em 2000 de impedir a aquisição da Cimpor pela Secil e a Holderbank, um caso que fez correr muita tinta na altura.

Fim do imposto sucessório incentivou donativos em dinheiro (Público) Os donativos em dinheiro passaram, a partir de 1 de Janeiro deste ano, a estar isentas de imposto e, ao contrário das transmissões em espécie, a sua comunicação aos serviços tributários deixou de ser obrigatória. Estas alterações decorrem da abolição do imposto sobre sucessões e doações (ISD), mas o Ministério das Finanças não deu qualquer explicação para esta alteração.

Air Luxor vai exigir 105 milhões ao Estado (Diário de Notícias)O Estado corre o risco de ter de pagar 105 milhões de euros à Air Luxor, devido à exclusão da companhia no último concurso público para os voos para os Açores, realizado em 2001. O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa deu razão à transportadora aérea detida pela família Mirpuri, relativamente à rota Funchal-Ponta Delgada.

Mais lidas
Outras Notícias