Media Ricardo Costa passa a director-geral de informação da Impresa

Ricardo Costa passa a director-geral de informação da Impresa

O actual director do Expresso vai passar a ser o responsável pela coordenação editorial das várias direcções de informação da dona da SIC, quer da área televisiva quer da imprensa.
Ricardo Costa passa a director-geral de informação da Impresa
Correio da Manhã
Sara Ribeiro 17 de fevereiro de 2016 às 15:50

Ricardo Costa vai passar a ocupar o cargo de director-geral de informação da Impresa. A nomeação do actual director do Expresso para as novas funções acontece no seguimento da alteração da estrutura de gestão editorial que está a ser implementada pelo novo presidente executivo, Francisco Pedro Balsemão.

O filho do fundador da dona da SIC, que substituirá Pedro Norton a partir de dia 6 de Março, decidiu nomear Ricardo Costa "pela forma exemplar como gere e motiva equipas, pela sua intransigência na defesa dos valores que regem a actividade noticiosa […] e pela sua visão estratégica, nomeadamente no que respeita à abordagem ao jornalismo digital", explica Francisco pedro Balsemão em comunicado. Por todos estes motivos, considera que esta nomeação "é natural", acrescenta.

Ricardo Costa vai passar a ser responsável pela coordenação editorial das várias direcções de informação da Impresa, quer da área de televisão (SIC e SIC Notícias), quer da imprensa (Expresso, Exame, Exame Infirmática, Blitz ou Visão).

A criação deste novo cargo insere-se no plano da alteração da estrutura do grupo para "responder mais agilmente aos desafios que se colocam ao sector dos media, sobretudo as profundas alterações tecnológicas e tendências de consumo", explica a dona da SIC em comunicado.

Mudanças em curso

O jornalista passará a ocupar as novas funções a partir do dia 6 de Março, até essa data Ricardo Costa vai decidir e organizar as equipas e redacções pelas quais será responsável, incluindo a sua substituição ou não como director do Expresso.

As restantes publicações de imprensa do grupo, bem como a área dos programas e canais temáticos da SIC, ficarão agrupadas numa nova direcção geral de Entretenimento.

Nas últimas semanas a estrutura da dona da SIC tem tido várias alterações, no seguimento da nomeação de Francisco Pedro Balsemão como novo presidente executivo.

Na terça-feira foi comunicado que Luís Marques deixará de desempenhar as funções de director de operações (COO) da parte editorial da Impresa. Martim Avillez Figueiredo, Chief Operating Officer (COO) do grupo para a área comercial, também saiu do grupo esta semana.

Também ao nível editorial têm sido feitas alterações da dona da SIC, que em Outubro deixou de contar com António José Teixeira como director da SIC Notícias. A jornalista Ana Lourenço também saiu recentemente da empresa.

(Notícia actualizada às 16:26 com mais informação)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI