Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

RTP ameaça recorrer ao despedimento colectivo

A administração da RTP ameaça despedir as nove trabalhadoras dos Novos Projectos e Arquivos (NPA), caso estas não rescindam os seus contratos de trabalho, por mútuo acordo, até 15 de Maio, avançou a Comissão de Trabalhadores.

Negócios negocios@negocios.pt 28 de Abril de 2003 às 20:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A administração da RTP ameaça despedir as nove trabalhadoras dos Novos Projectos e Arquivos (NPA), caso estas não rescindam os seus contratos de trabalho, por mútuo acordo, até 15 de Maio, avançou hoje a Comissão de Trabalhadores (CT) da estação pública.

Numa nota à comunicação Social, a CT acrescenta que o «argumento para esta rescisão foi o facto do serviço passar a ser assegurado por uma empresa externa a custos mais baixos».

Além de recear que estas propostas de rescisão sejam «um primeiro ensaio para tentativas de despedimento noutras direcções do grupo de empresas da RTP», a CT acredita que «o arquivo da RTP não ficará com a mesma qualidade que tem actualmente», com a agravante de «não haver provas de que o serviço ficará mais barato», acrescentou ao Negocios.pt fonte da CT.

A CT da RTP pediu uma reunião de urgência à administração, na qual foi afirmada que a situação laboral destas nove trabalhadoras está a ser negociada entre a Direcção da NPA e a administração».

Segundo a comissão que representa dos trabalhadores da empresa, o «administrador Pônce Leão afirmou que a situação terá de ser resolvida dentro da Direcção da NPA». A CT alerta para o facto de a NPA ter apenas cinco trabalhadoras, mas «a administração reconhece que os dados que estavam na sua posse não correspondem à realidade relatada pela CT».

«A administração da RTP nega ser sua intenção despedir as nove trabalhadoras, mas, durante a reunião, reconheceu que se necessário está disposta a recorrer aos despedimento colectivo para atingir o seu objectivo de reduzir o número de trabalhadores de todas as empresas do grupo RTP, para cerca de 1.600», acrescenta a CT da RTP, no mesmo comunicado.

Neste sentido, a CT pediu à administração informações sobre o projecto de reestruturação da RTP - Projecto Fénix -, «sobre o qual existem grandes dúvidas e receios», pelo que anunciou que vai, amanhã pedir uma nova reunião com o conselho de administração da RTP. O Negocios.pt contactou a RTP, mas não obteve resposta.

Por Paula Brito

Ver comentários
Outras Notícias