Empresas Rui Moreira: "A taxa de mortalidade infantil das empresas é muito elevada"

Rui Moreira: "A taxa de mortalidade infantil das empresas é muito elevada"

O novo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse esta quinta-feira durante a entrega do Prémio PME Portugal, organizado pelo Negócios e pela CGD, que há muito empreendedorismo em Portugal, em alguns casos de grande qualidade, ligados nomeadamente à tecnologia e ao conhecimento, “mas a taxa de mortalidade infantil dessas empresas é muito elevada”.
A carregar o vídeo ...
João Carlos Malta 24 de outubro de 2013 às 12:47

Rui Moreira referiu ainda que as “start up” têm muita dificuldade em conseguir ganhar dimensão e em libertarem-se dos passos em que nasceram. “Muitas dessas empresas preferem ficar refugiadas em ‘start up’. Elas não querem sair dessas incubadoras porque existe um risco lá fora”, disse o autarca.

 

“Temos de ser capazes de trazer essas empresas para fora, ou seja, para dentro das cidades”. Sobre a importância de haver uma política das cidades para as empresas, Rui Moreira socorreu-se de uma entrevista do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida ao “Público”, para acreditar que este é o momento das cidades assumirem um papel fundamental no crescimento económico.

 

No entanto, para que tal aconteça, Rui Moreira defende que o Estado central terá de delegar às autarquias poderes e verbas, e aponta para o próximo quadro europeu de fundos comunitários como essencial para equilibrar esta equação.

 

O autarca portuense diz que é fundamental voltar a atrair as empresas para dentro das cidades e, se reconhece, que é impossível trazer actividades como o têxtil ou a indústria pesada, é no “mind factoring” que as cidades devem apostar.

 

Para o presidente da Câmara do Porto, as cidades têm ainda que saber desenvolver um “naming” que seja atractivo para as empresas e que haja uma real valia de o associar quando se trata de promover um negócio ou um produto,

 

Rui Moreira disse que agora que “saltou para o lado de lá da política” tudo vai fazer para não esquecer as ansiedades que durante anos partilhou quando foi também ele empresário.  




Marketing Automation certified by E-GOI