Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sabadell aproveita aumento de capital para superar 5,5% no BCP

O banco espanhol foi o primeiro accionista do BCP a anunciar uma alteração da participação qualificada. O Sabadell deixou de ter cerca de 4% do banco liderado por Nuno Amado para ultrapassar os 5,5%.

Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 23 de Julho de 2014 às 19:17
  • Partilhar artigo
  • 17
  • ...

O espanhol Banco Sabadell aproveitou o aumento de capital realizado nas últimas semanas para aumentar a participação que tinha no Banco Comercial Português. Este foi um reforço de um dos anteriores accionistas que, como escreveu esta quarta-feira o Negócios, compensaram a desconfiança em relação ao caso BES/PT.

 

"O Banco Sabadell participou no aumento de capital com direito de subscrição preferencial do BCP, onde possuía 4,3% do seu capital social, havendo subscrito um total de 2.147.276.650 novas acções, o que supõe aumentar a sua participação até aos 5,53%", indica a instituição financeira em comunicado ao regulador do mercado de capitais espanhol (CNMV, na sigla em espanhol).

 

Ao superar a barreira dos 5% do capital social do BCP, o Sabadell é obrigado a comunicá-lo ao mercado. Foi isso que fez hoje. Foi o primeiro accionista da instituição financeira a anunciar a alteração da participação qualificada na sequência da operação de reforço de capital, em que foram emitidas mais acções do BCP. E, além de manter as acções, o Sabadell adquiriu novos títulos, o que levou ao reforço da sua posição accionista.

 

O BCP realizou um aumento de capital de 2.250 milhões de euros e, como avança o Negócios, os antigos accionistas "compensaram" os receios causados pela turbulência no Grupo Espírito Santo. Não foi necessário recorrer aos bancos com que tinha acordo caso a procura pelas novas acções não fosse suficiente. O objectivo da operação realizada pela instituição liderada por Nuno Amado era acelerar a devolução da ajuda estatal.

 

As acções do banco acabaram o dia a valorizar 8,78% para negociar nos 11,3 cêntimos.

 

 

Ver comentários
Saber mais Banco Sabadell BCP Nuno Amado aumento de capital
Outras Notícias