Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Saiba quais são as marcas com melhor reputação em Portugal

Apesar de o primeiro lugar ser ocupado por uma empresa estrangeira, são 9 as presenças nacionais no ‘top’ 20. O nível médio de reputação subiu pela primeira vez em dois anos, indica o estudo Portugal RepTraK Pulse 2014.

Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 26 de Maio de 2014 às 15:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Google, Delta e Nestlé são as empresas e marcas com melhor reputação em Portugal. A conclusão é do estudo RepTraK Pulse 2014, da autoria do Reputation Institute, que avalia anualmente o nível de confiança, estima, admiração e respeito da opinião pública neste segmento.

 

No ‘top’ 10 das mais reputadas, as marcas e empresas nacionais asseguram a maioria dos lugares, com 6 posições. Delta, Renova, Sumol Compal, Luso, Vista Alegre e RFM são aquelas que obtêm as primeiras posições. A elas se juntam Super Bock, Pingo Doce e TAP, se o universo considerado for alargado ao ‘top’ 20.

 

As empresas e marcas nacionais lideram as preferências dos portugueses nos sectores da banca (Caixa Geral de Depósitos), energia (Galp), restauração (H3), produtos de consumo (Renova), alimentação e bebidas (Delta), transporte aéreo (TAP) e media (RFM).

 

O ‘ranking’ engloba ainda uma lista das cotadas mais reputadas. A Sonae ocupa o primeiro lugar, seguida de perto pela Galp e Jerónimo Martins. Portucel Soporcel, Zon Optimus, EDP Renováveis, Semapa, PT e EDP fecham, por esta ordem, o ‘top’ 10 das empresas listadas no PSI-20.

 

De uma forma geral, no que respeita ao desempenho da economia portuguesa, o estudo identifica um aumento da reputação média, pela primeira vez nos últimos dois anos, fixando-se nos 66,46 pontos numa escala de 100.

 

"O estudo deste ano comprova que a crise e a intervenção externa no País foram determinantes para avaliação da reputação das empresas a operar no nosso mercado, considerando que 2012 e 2013 os resultados apresentaram uma tendência de decrescimento da reputação das empresas em Portugal. Com o aproximar do fim da intervenção externa, a confiança dos inquiridos aumentou e esse factor reflectiu-se nos resultados deste ano", explicou Pedro Tavares, representante do Reputation Institute em Portugal.

 

Na edição de 2014, cerca de 40 mil cidadãos portugueses avaliaram um universo de mais de 170 empresas e marcas existentes no mercado nacional. O estudo foi também realizado em mais de 40 países, atingindo um total de 240 mil consumidores e 5.500 empresas avaliadas. 

 
As 20 marcas mais reputadas em Portugal
1 - Google

2 - Delta

3 - Nestlé

4 - Danone

5 - Renova

6 - Microsoft

7 - Sumol Compal

8 - Luso

9 - Vista Alegre

10 - RFM

11 - Super Bock

12 - Rolex

13 - Sony

14 - Nespresso

15 - Samsung

16 - Ikea

17 - Apple

18 - Fnac

19 - Pingo Doce

20 - TAP

 
O pódio das marcas mais reputadas em Portugal, por sector

Banca: Caixa Geral de Depósitos, Montepio, Deutsche Bank

Energia: Galp, EDP e Repsol

Telecomunicações: Vodafone, Zon Optimus, PT-MEO

Retalho: Ikea, Fnac, Pingo Doce

Restauração: H3, McDonald’s e Telepizza

Produtos de Consumo: Renova, L’Óreal, Unilever

Alimentação e Bebidas: Delta, Nestlé, Danone

Transporte aéreo: TAP, Emirates, Easy Jet

Sector Farmacêutico: Bayer, Bial e MSD-Merck Sharp Dohme

Media: RFM, SIC, Comercial

Computação: Google, Microsoft e Apple

Electrónica: Sony, Samsung, Philips

Produtos de Luxo: Rolex, Montblanc, Omega

Ver comentários
Saber mais Google Nestlé RepTraK Pulse Reputation Institute Sumol Compal Luso Vista Alegre RFM Super Bock Pingo Doce TAP
Outras Notícias